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ENTREVISTA COM O ASSOCIADO

Solange_Renault_rdi_brasilSOLANGE VILLANUEVA RENAULT, é arquiteta formada pela FAUSP e sócia diretora da A6 Arquitetura + Design, juntamente com sua também colega de FAU, a arquiteta Iara Jatene. A A6 foi uma das primeiras empresas especializada em Arquitetura de Varejo no Brasil. Ambas, Solange e Iara são associadas do Retail Design Institute Brasil desde sua formação. Solange é também VP de Arquitetura da atual gestão do POPAI BRASIL, professora da pós graduação da IBEVAR, Sócia fundadora da ABIESV – Associação da Indústria e Serviços do Varejo e palestrante na FGV, Couromoda, entre outros.

A A6 teve sua origem em 1982 e desde então tem atuado de forma diferenciada, proporcionando soluções integradas em arquitetura, comunicação visual e identidade corporativa. Com a expertise adquirida em mais de 1000 projetos realizados, a A6 oferece soluções completas que abraçam todas as áreas relativas à imagem de um empreendimento.

Rhino

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Qual foi a sua inspiração para a criação do projeto?
Nos inspiramos nos jovens que têm pouco tempo, se preocupam com comida saudável, leve e prática. Com toda a personalidade, querem “fazer do meu jeito” e gostam de ambiente descontraído.

Quais foram os materiais utilizados?
Utilizamos madeira no balcão frontal, inox em toda a área de produção e bancadas, e cerâmica turquesa como revestimento. A escolha dos materiais traz um ar de estar em casa, de forma moderna e jovem.

RHINO_A6_design_Solange_Renault_rdi_brasil

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Quais foram os desafios enfrentados?
O grande desafio foi criar em conjunto com o cliente, um novo negócio de alimentação. O projeto abrangeu escolha de nome, logomarca, arquitetura e ambientação da loja. A operação concentrada num espaço linear necessitou estudos operacionais. O objetivo foi desenvolver um modelo de operação eficiente tanto para a escolha do produto pelo cliente, quanto para o colaborador interno, proporcionando a facilidade de reprodução do modelo de negócio, pois a empresa tem planos de expansão.

Teve algum pedido especial feito pelo cliente?
Os empresários queriam que o cliente se aproximasse e visualize os produtos com facilidade. Por ter experiência em alimentação gourmet, acreditavam no potencial de atração e encantamento do produto, que é montado na frente do cliente. Os empresários são jovens e assim colocaram sua expectativa de criar um personagem com a marca, e que este personagem pudesse “conversar” com o cliente.

RHINO_A6_design_Solange_Renault_rdi_brasil

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Qual foi o conceito de Visual Merchandising aplicado?
Criamos um ambiente acolhedor e que demonstrasse profissionalismo, com uma identidade própria, em um pequeno espaço. O conceito do projeto é se comunicar com o público jovem e ser “descomplicado”. Interagindo com o cliente, utilizamos o rinoceronte e o passarinho na marca que explicam a forma de montagem do lanche. Complementando o conceito jovem, utilizamos iluminação de Led sobre o balcão e para criar atração visual, uma linha de iluminação indireta em toda a parte superior no fundo da loja.

O que o projeto significou para a empresa/você?
Participar do nascimento de um projeto completo, que abrange a interação de todos os elementos de comunicação do cliente, é sempre um presente para nossa empresa. É um grande desafio e um grande prazer vê-lo concretizado e com sucesso!

Floral Atlanta

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Qual foi a sua inspiração para a criação do projeto?
Nos inspiramos nos armazéns antigos, onde os produtos eram expostos de forma casual, criando um ambiente único, personalizado, onde o cliente ao percorrer vai descobrindo e se encantando com os produtos.

Quais foram os materiais utilizados?
Utilizamos pintura, revestimento cerâmico tipo tijolo, cimento queimado, ladrilho hidráulico e as esquadrias em aço corten. Como é uma loja de objetos para arranjos florais é importante que esteja integrada com a natureza e, para isso, foram projetadas amplas janelas, por onde entra luz natural e fazem a conexão da loja com os grandes jardins projetados do lado de fora. O forro é simples e neutralizado através de pintura grafite e o ar condicionado é aparente.

Floral_Atlanta_A6_design_Solange_Renault_rdi_brasil

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Quais foram os desafios enfrentados?
Transformar o galpão, utilizado para depósito dos produtos, em uma loja atraente que fosse bem visível no entorno e se destacasse na rua.

Teve algum pedido especial feito pelo cliente?
Demonstrar a grande diversidade de produtos, criar um espaço para workshops com grandes profissionais de decoração de mesas e festas para inspirar e ensinar os clientes e, facilitar a saída de produtos quando vendidos em grande quantidade pelo depósito.

Floral_Atlanta_A6_design_Solange_Renault_rdi_brasil

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Qual foi o conceito de Visual Merchandising aplicado?
O conceito foi criar um ambiente inspirador de criatividade para o cliente, que toca com facilidade os produtos e pode fazer a montagem da decoração que imaginar. O conceito de exposição apresentar a exposição do produto em volume, tanto na parede, quanto principalmente nas mesas centrais da loja, onde são combinados de forma criativa, lembrando um mercado onde o cliente interage, descobre e se encanta com aquilo que vê. Nas paredes estão expostos os produtos de linha fixa e nas mesas, distribuídas na área central, estão expostos os produtos de coleção.

A variedade de mobiliário central e a desestruturação fazem parte do conceito da loja. A iluminação cenográfica foi pensada de forma a reforçar o conceito criativo do ambiente e evidenciar os pontos focais e mesas. Uma grande grelha metálica fixada logo abaixo do forro distribui as luminárias e lâmpadas no ambiente. Na área periférica da grelha são fixados spots direcionáveis para destacar os produtos expostos nas paredes.

Sobre as mesas, existem luminárias pendentes tipo panelas que complementam o ar descontraído do projeto. No centro da loja foram utilizados tubo leds (sem luminária) pendurados em várias alturas, que em contraste com o forro escuro, proporcionam um efeito inusitado e curioso ao ambiente.

O que o projeto significou para a empresa/você?
Uma oportunidade de desenvolver um projeto descontraído, informal e criativo, utilizando soluções despojadas e a experiência de projetar uma iluminação mais solta e menos padronizada.


1 Comment to ENTREVISTA COM O ASSOCIADO

  1. Pedro

    Muito bom os projetos! A6 design é um escritório comandado por grandes profissionais!

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