Blog

RDI Blog

Consumidor empoderado e os novos supermercados

Termina hoje em São Paulo, a APAS Show 2017, maior feira supermercadista do país, que trouxe como tema central o empoderamento do consumidor, que vem conquistando a liberdade de decidir e controlar o próprio estilo de vida nas relações de consumo. As empresas terão que repensar suas instalações e serviços para atender a esse novo consumidor cada vez mais empoderado e engajado. O consumidor quer mais curadoria e atenção. Supermercados de bairro, com produtos mais sofisticados e exclusivos, que ofereçam uma verdadeira experiência de compra, serão cada vez mais valorizados. Com um fenômeno mundial de adensamento de grandes centros urbanos, consumidores com menos tempo disponível e crescente hábito de compra online, surgem novos formatos de supermercados de vizinhança compactos, que combinam a conveniência de comprar produtos selecionados, próximo à casa e local de trabalho, sem a necessidade que as pessoas tenham que se deslocar para grandes espaços de loja em locais mais distantes.

A iluminação tem um papel muito importante nos novos formatos de supermercado, para trazer uma atmosfera acolhedora e exclusiva. A Ômega Light, parceira do RDI Brasil, participou no fornecimento de produtos de iluminação em projetos recentes de supermercados, que complementam o design que vai de encontro a estes novos hábitos de comportamento e consumo.

St. Marche Chácara Klabin – São Paulo

SK5A9542

Em 2002, os empresários Victor Leal Jr. e Bernardo Ouro Preto compraram um empório que não ia muito bem, reformaram-no e reinauguraram como mercado – mas não qualquer mercado. A ideia inicial dos dois, de oferecer apenas as melhores marcas de todos os tipos de produtos, desde importados e orgânicos até pasta de dente, evoluiu para a maior rede de supermercados premium do país.

As lojas têm projetos de arquitetura do escritório Espaço Novo e Lighting Design da Mingrone Iluminação. Todos os detalhes são voltados para instaurar uma atmosfera acolhedora: decoração com azulejos e painéis com frases adesivadas, piso em madeira, ótima disposição dos produtos e música ambiente.

Neste projeto do St. Marché,  projetores com foco direcionável PI.5293 e PI.5294 da Ômega Light, ambos com lâmpadas LED, focados nas gôndolas, deram destaque aos produtos com leveza e foram instalados em perfilado para fazer a iluminação de toda a área de hortifruti. Como toda a loja é em piso de cimento, a área em piso de madeira recebeu uma iluminação diferenciada. Ali, há um balé de luzes, com marcas no piso, feitas pela lâmpadas de LED. Pendentes decorativos nos balcões complementam uma comunicação visual elegante e ao mesmo tempo descontraída.

SK5A9305

SK5A9338

 

Minuto Pão de Açúcar – Fidêncio Ramos – Vila Olímpia – São Paulo

SK5A3438-HDR-4

A rede de supermercados de proximidade Minuto Pão de Açúcar, foi lançada em 2014 e hoje já é líder nacional do segmento. Com unidades tanto em regiões residenciais como em áreas de escritórios, as lojas oferecem praticidade pela vasta diversidade de produtos para consumo imediato e praticidade para reposição de itens cotidianos.

Um posicionamento diferente exige um projeto diferente. João Mariano, da equipe de Brand do GPA levou o conceito da nova marca para o escritório da Foco Luz & Desenho para elaboração do projeto de iluminação, que trazia consigo o desafio de oferecer soluções simples como baixo custo de implantação, e ao mesmo tempo que fossem sofisticadas e eficientes.

A identidade visual do conceito criado para a nova marca, com características opostas aos demais supermercados da rede – que têm ambientes usualmente abertos e acabamentos mais claros – foi criada com elementos mais contrastantes, com um teto preto e instalações aparentes, mobiliário também preto e piso cimentado. A iluminação foi essencial para transformar o espaço em um ambiente aconchegante, valorizando os produtos de forma adequada. A solução foi trazer as luminárias para mais perto das gôndolas, deixando assim o teto com a infraestrutura em segundo plano, mantendo a iluminação nas áreas que realmente precisavam se destacar.

O controle ótico das luminárias centrais foi fundamental para que ficassem discretas e imperceptíveis ao público. Para a iluminação da comunicação visual localizadas nas periferias das lojas, foram desenvolvidas luminárias especiais pela Ômega Light em conjunto com a Foco Luz & Desenho para este projeto.

SK5A3582-HDR-28

SK5A3750-HDR-63


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Fornecedores Premium

Apoio

Junte-se a nós!

O Retail Design Institute é uma associação internacional, fundada nos Estados Unidos, que congrega profissionais ligados à criação e projeto de imagens para o varejo.
Como se associar » Beneficios »

Tradutor

Translate »