Blog

RDI Blog

ENTREVISTA COM O ASSOCIADO

RaquelKabbani_RDIBrasil

Raquel Kabbani é arquiteta formada pela Universidade Mackenzie. Trabalhou junto ao arquiteto João Armentano por mais de 10 anos, sendo responsável pela criação arquitetônica de residências de altíssimo padrão, que foram contempladas com os prêmios DECA e Casa Vogue, Desenvolveu também projetos comerciais de arquitetura e de interiores no Hotel Unique de Ruy Ohtake e no Sofitel Jequitimar Guarujá. A entrada no mundo fitness foi um mero acaso e, a partir daí, tornou-se referência nesse mercado, com assinatura de 20 unidades da Bioritmo, 100 da Smartfits e 16 da Bluefit, outros tantos estúdios, academias boutiques e academias low-costs (baixo custo) pelo Brasil. É também especialista em projetos corporativos como a nova sede (“casa 2″) da clínica multidisciplinar de emagrecimento Dr. Máximo Ravenna e IT Universe, consultórios médicos, escritórios de advocacia e corretoras de valores. Como arquiteta de varejo, assinou alguns projetos como redes de escolas de inglês Yázigi, Wizard, Wall Street English e lojas como a Charada Conceito, além de fazer coordenação de obras e acompanhamento técnico.

Ride_RDIBrasil

BlueFit via Raquel Kabbani Arquitetura

RDIBrasil_SmartFit

Smart Fit via Raquel Kabbani Arquitetura

1- Qual foi a sua inspiração para a criação desses projetos de academias?

Na RIDE STATE, estúdio de spinning (ou indoor bike) + o estúdio funcional (HIIT), a inspiração foi buscar um pouco do estilo urbano de Nova Iorque, com um ar rústico, blocos aparentes e inspirações em galpões mais distantes do centro urbano, bem característicos e cênicos. O projeto tem um grande foco na iluminação, desde a entrada e o primeiro corredor de acesso, até as salas de aula protagonistas.

Para a BlueFit, por se tratar de uma academia que teria uma forte expansão no mercado brasileiro, pensou-se em materiais de baixo custo e fácil replicação. A ideia foi que o cliente, desde o momento da matrícula, se convertesse em um assíduo fã e difusor da marca junto a seus amigos, enaltecendo o novo espaço por ele frequentado.

Na Smart Fit, fez-se a criação conceitual desde o começo da marca, pensando efetivamente em se ter um produto de alcance a todas as classes sociais, no território nacional e América Latina, que fosse replicável, alegre, energético, com layout inteligente, boa circulação e chamativo, mas sem exageros.

2- Quais foram os materiais utilizados na academia RIDE STATE?

Na academia RIDE STATE, utilizamos fortemente a estrutura metálica com a presença do aço cortem. Os blocos aparentes deram um quê de “fancy underground” juntamente com a madeira pinus (madeira de reflorestamento). O projeto luminotécnico foi muito bem elaborado criando um conceito único com um custo inteligente. A marcenaria foi cuidadosamente projetada para se encaixar em um espaço que atendesse as limitações do terreno.

RDIBrasil-RS

Ride State via Raquela Kabbani Arquitetura

SmartFit-RDIBrasil

Smart Fit via Raquela Kabbani Arquitetura

3- Qual foi o maior desafio em todos esses projetos?
Na Ride State, tivemos que alterar todo o projeto executivo quando optaram pela inserção do estúdio 2 de aulas funcionais circuitadas em HIIT (High Intensity Interval Training). O estúdio havia sido projetado para uma sala de spinning e ganhou outra dimensão, um novo andar, uma vez que o antigo sobrado havia sido 90% demolido para uma estrutura diferente.

4- Teve algum pedido especial feito pelos seus clientes para esses projetos?
Na Ride State, como mencionamos, tivemos o acréscimo do estúdio HIIT, todo um andar a mais, que acabou gerando mais vestiários, sala da gerência, iluminação, clara-boia iluminando a escadaria, etc. Foi feita toda uma reengenharia no projeto, planilha, custos e cronogramas de obra.

Já na BlueFit, foi atingindo o objetivo principal pedido pelo cliente de ser um projeto “low-cost” (baixo custo) sem perder a qualidade e estética, com uma obra civil com o mínimo impacto possível sob o conceito do projeto.

RDI_Brasil

Bio Ritmo via Raquel Kabbani Arquitetura

5- Quais foram os conceitos de projeto em geral aplicados nessas academias ?
Buscamos sempre materiais com custo baixo e alta durabilidade. Esta é sempre uma solução de fácil replicação para franquias ou redes com potencial de expansão. Trabalhamos a logomarca de forma integrada, tanto na fachada quanto no interior do espaço. Amamos a “logomania”, que é a aplicação das variações da logomarca, onde podemos trabalhar com todas as cores do conceito da marca. Sempre há um zelo especial com relação ao projeto luminotécnico e audiovisual como um todo, desde a recepção até as salas de aula. O segredo nos projetos é aplicar sempre ao menos algum conceito que se tornará padrão, mesmo junto aos vestiários.

6- O que esses projetos significaram para a empresa/você?
O design de interiores e o projeto arquitetônico de edificação da Ride State representa uma satisfação incrível pessoal, pois está dentro daquilo que eu e minha equipe idealizamos como conceito. Temos um time ótimo de (já) antigos colaboradores que podemos contar sempre, desde a idealização do projeto, passando pela escolha dos materiais até construção e implantação, e principalmente na iluminação e marcenaria.

A Smart Fit foi a primeira marca de academias que fizemos e já sabíamos, desde o começo, que estávamos tratando do maior fenômeno fitness do Brasil e da América Latina. Entre projeto, implantação e coordenação de obras, foram aproximadamente 100 academias, dentro e fora do País.

Na Bioritmo, tive a honra de me tornar a arquiteta titular do novo projeto, depois de 12 anos desde que redesenhamos a primeira loja Shopping Pátio Higienópolis, colaborando posteriormente na criação de 20 unidades da rede. Assim, na proposta de mudança de design com relação ao antigo conceito que a academia possuía, tenho a convicção de que a academia atingiu seus objetivos e públicos-alvo, sendo desde então, uma das principais referências em academias “class A” do país.

RSt_025

Ride State via Raquel Kabbani Arquitetura

RIDE-RDIBrasil

BlueFit via Raquel Kabbani Arquitetura


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Regulamento do 5° Prêmio Design de Varejo

Documento

Fornecedores Premium

Apoio

Junte-se a nós!

O Retail Design Institute é uma associação internacional, fundada nos Estados Unidos, que congrega profissionais ligados à criação e projeto de imagens para o varejo.
Como se associar » Beneficios »

Translate:

Translate »