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ENTREVISTA COM O ASSOCIADO

57aad9d0d95e42322db22495d1383ff4Manoel Alves Lima é arquiteto formado pela FAU Brás Cubas e é fundador e CEO da FAL Design Estratégico, escritório responsável por conceitos de projeto de varejo de sucesso para empresas como Riachuelo, Grupo Pão de Açúcar, Casa Santa Luzia, Alpargatas, Hering, Via Veneto, entre outros. Pelas qualidades e criatividade dos seus projetos, a FAL é o mais publicado e premiado escritório do segmento e tem apresentado sua metodologia e filosofia em palestras pelo Brasil e no exterior. Vice-presidente do Retail Design Institute Brasil, Manoel também é professor da FGV na cadeira Ambientação de Varejo nos cursos de MBA e PEC e co-autor dos livros “A transformação dos negócios na Omniera” e ”Marketing direto no varejo”. Pelos seus projetos, conquistou vários prêmios, inclusive o Store Design Awards 2011 do RDI em Nova Iorque. É o criador do conceito da LOJA DO FUTURO e curador da trilha REDESIGN no LATAM Retail Show.

Loja Ana Hickmann

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1- Qual foi a sua inspiração para a criação do projeto?

A própria Ana Hickmann, claro. Além de linda e elegante ela é muito simples e comunicativa. Desde o início cativou a todos aqui da FAL com a sua presença e simpatia. Foi muito aberta à perguntas, participativa nas decisões sobre cores, formas, texturas e materiais e curiosa sobre o processo construtivo e sistemas de equipamentos. Sua opção por um posicionamento mais democrático, que permitisse uma faixa larga de público que pudesse visitar o espaço e consumir seus produtos também foi fundamental.

2- Quais foram os materiais utilizados?

O branco predomina, com dourado e rosa palha. Temos superfícies brilhantes e reflexivas, que deixam o ambiente elétrico e moderno e também tecidos, tapetes e flores para suavizar o conjunto. Misturamos vários elementos geométricos realizados com tubos finos, garantindo uma atmosfera com personalidade e delicadeza. O logo da Ana, que também é o seu brasão, está presente de diversas formas.

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3- Quais os desafios enfrentados para a criação do projeto?

Criar um espaço que fosse visualmente rico e instigante, porém com soluções que não inviabilizassem o negócio pelo seu custo.

4- Teve algum pedido especial feito pelo cliente?

A Ana queria que o espaço fosse dela, que o público sentisse a sua presença na loja, como se ela tivesse acabado de sair e pudesse voltar a qualquer momento. Realizamos isso principalmente com a ajuda do visual merchandising. Criamos uma segunda vitrine que se parece com um pedaço do closet da Ana, montamos um pequeno show case com objetos pessoais seus e existem algumas “dicas” dela cuidadosamente espalhadas.

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5- Qual foi o conceito de Visual Merchandising aplicado?

A valorização do produto é uma constante. Manequins da EXPOR, displays especiais para os produtos licenciados, mesas e torres de valorização, suportes para artigos de couro, tudo foi pensado para emoldurar o produto conferindo ainda mais prestígio para cada peça.

6- O que o projeto significou para a empresa/você?

Mesmo com tantas oportunidades de trabalhar para marcas líderes de grande reconhecimento, nunca havíamos trabalhado de perto com uma figura pública de tanto destaque. Poder associar o nome da FAL ao de uma das figuras mais famosas do Brasil foi realmente um show.

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