Blog

RDI Blog

ENTREVISTA COM O ASSOCIADO

Foto-Attilio-Francesco

Attilio Francesco Rondinelli é arquiteto e urbanista. Atua no mercado desde 2005 e foi responsável por mais de 275 projetos nas áreas comercial, industrial e residencial. Seu talento fez dele um dos principais profissionais da região centro-norte do país, tendo trabalhos reconhecidos em Mato Grosso, Amazonas, Rondônia, Acre, Minas Gerais, Tocantins e Brasília. Atualmente é sócio da Total Varejo – Arquitetura e Gestão e está à frente de todos os projetos desenvolvidos pelo escritório.

Hortigran Express

01

02

1 - Qual foi a sua inspiração para a criação do projeto?
A inspiração veio dos varejos de vizinhança dos Estados Unidos. Em uma visita técnica realizada em Orlando, em meados de 2013, vimos como os americanos se preocupam com a “experiência de compra”, com os detalhes, com a tematização de seus negócios de acordo como o ramo de atuação. Percebemos a carência deste tipo de conceito nos projetos comerciais do Brasil, especialmente na região centro-norte do país, que pouco se utiliza destes artifícios. Assim , encontramos um cliente que estava disposto a fazer algo diferente em seu projeto de hortifrúti. Foi o combustível que precisávamos para mergulharmos de cabeça na criação de algo novo e surpreendente.

 2 - Quais foram os materiais utilizados?
O Hortigran Express possui pouco mais de 300m². Esta loja está anexa ao centro de distribuição da empresa. Neste pequeno espaço, distribuímos equipamentos e vascas dentro de um layout bem compacto. A  comunicação visual, que traz elementos em  adesivos e placas de MDF’s, teve grande importância na ambientação do ponto de venda. Sabíamos que o sucesso do negócio estava associado à qualidade do material instalado e por isso, produzimos a comunicação visual com a empresa Gera Arte, de SP.

03

04

3 - Quais os desafios enfrentados para a criação do projeto?
O maior desafio foi reinventar um conceito já existente, apresentando-o de uma maneira inédita. Além deste desafio, tínhamos outros, como criar uma atmosfera lúdica/bucólica onde a comunicação visual pudesse traduzir os valores da marca através de uma linguagem divertida e retro. Usamos imagens “vintage” e a traduzimos para a realidade local. O objetivo era gerar uma experiência de vida no campo, reproduzindo um mini rancho. Tivemos o cuidado de criar textos explicativos (signature) apresentando os produtos e serviços do Hortigran. Sabíamos da dificuldade em executar um projeto tão detalhado, por isso a escolha dos materiais foi tão importante.

4 – Teve algum pedido especial feito pelo cliente?
Na verdade, o cliente gostaria que o Hortigran não fosse apenas um hortifrúti, mas sim, um mercado de conveniência. Para isso, introduzimos outras seções como padaria, frios, bebidas, adega e um pequeno expositor de congelados. Criamos o conceito de “vida saudável” e fizemos que o mesmo permeasse toda a linha dos produtos comercializados. Por exemplo: na seção de congelados, comercializaríamos apenas salmão, camarão ou peito de frango. Na seção da padaria, pães sem glúten, integrais.

05

06

5 – Qual foi o conceito de Visual Merchandising aplicado?
Como disse anteriormente, o projeto em si é um grande conceito de Visual Merchandising. A ideia do “mini rancho” acontece em todas as seções onde os produtos estão expostos, se fundindo com a decoração do ambiente. Queremos realmente que o cliente tenha uma experiência da vida no campo e, que esta atmosfera esteja implícita nos produtos e serviços oferecidos.

6 – O que o projeto significou para a empresa/você?|
Para nós foi uma grande realização, ainda mais com a coroação do Prêmio Retail Design, na categoria “lojas de conveniência e Mini-mercados”. Tínhamos a certeza do sucesso do projeto assim que o terminamos. Tudo estava lindo! Toda a energia depositada, o amor presente em cada elemento, tudo isto ficou evidente durante nossa apresentação ao cliente. Tanto é que nada foi alterado. O projeto foi executado à risca e o resultado em vendas só reflete todo este empenho. Nada é mais gratificante do que ver algo que projetamos sendo executado com perfeição. Só temos a agradecer ao Júlio Gasparello, este cliente especial que fez realizar este sonho. Temos muito orgulho deste feito! O Hortigran Express se tornou um dos principais cartões de visita da Total Varejo. Muitos clientes nos procuram querendo projetos temáticos, isto é maravilhoso, pois são eles quem nos dão combustível para irmos além.

Salvar

Salvar

Salvar


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Fornecedores Premium

Apoio

Junte-se a nós!

O Retail Design Institute é uma associação internacional, fundada nos Estados Unidos, que congrega profissionais ligados à criação e projeto de imagens para o varejo.
Como se associar » Beneficios »

Translate:

Translate »