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A marca de cosméticos Etude House inova na Coréia do Sul

Fundada em 1985, a Etude House, parte do conglomerado Amore Pacific,  é uma daquelas marcas de cosméticos sul coreanas que se preocupam com o design de seus produtos e lojas, que costuma seguir um padrão na cor rosa e em tons pastéis. Sua mais nova loja, localizada em Myeongdong, na Coréia do Sul, foi inaugurada em Maio deste ano, lançando o conceito “The House of Colour Play”. Projetada pelos ingleses Dalziel & Pow, a loja segue a filosofia “sweet dreams” da marca, porém reflete um novo posicionamento, que traz uma atitude mais sofisticada e confiante, se posicionando como um local destino de interatividade com produtos de beleza.

Pontos de contato para elevar a experiência de marca da Etude House, transformam a loja em uma verdadeira casa de cor interativa, cheia de charme e diversão. Embora o icônico telhado cor-de-rosa tenha sido mantido, foi introduzida uma paleta secundária para equilibrar os tons rosa da marca. Uma porta cor-de-rosa atraente foi instalada ao lado da fachada, agora um local popular para turistas em Myeongdong.

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Via Divulgação

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Via Retail Design Blog

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Via Divulgação

Os três andares da nova loja, com interiores elegantes, modernos e contemporâneos, atraem os clientes instantaneamente.    No piso térreo, os clientes são encorajados a explorar todos os produtos, compartilhar looks e se socializar em torno de uma mesa oval no meio do piso, que é iluminada por lâmpadas modernas e espelhos de parede iluminados. Os detalhes como o piso em parquet e  painéis georgianos, foram misturados e combinados com acessórios e materiais mais contemporâneos. No mezanino é possível encontrar o Studio Pessoal, My Color Finder e My Colour Draping , onde é possível encontrar os tons e cores mais adequados para cada cliente. A interação digital também é um forte componente da experiência da Etude House, com histórias de produtos e tutoriais imersivos.  No segundo andar, a personalização continua no conceito Color Factory, onde os clientes podem misturar batons personalizados no My Lips Bar usando tecnologia de beleza de ponta, e montar sua própria caixa de batons favorita e ter seu nome gravado na embalagem.

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Vencedores Prêmio ABF+RDI de Design 2017

Durante a 17ª Convenção da ABF , realizada na semana passada na Bahia, aconteceu a premiação do Prêmio ABF+RDI de Design 2017, organizado pela ABF – Associação Brasileira de Franquias em parceria com o RDI Brasil. Esse evento, que já faz parte do calendário oficial das duas instituições, reconhece o esforço inovador dos franqueadores e franqueados que primam pela qualidade e aplicação do design de forma estratégica na gestão da marca e da rede de franquia, seja em pequenos ou grandes projetos, estabelecendo uma relação sinérgica com o cliente final, e o trabalho criativo da nossa comunidade de design no varejo. Esse ano, foram premiados 30 projetos em 10 categorias e os vencedores foram:

1. PROJETO ARQUITETÔNICO – Loja:

1.1 Projeto Arquitetônico_loja

Ouro: Like a Boss – Mariana de Carvalho
Prata: Koni – Fingers Design
Bronze: CNA Inglês Definitivo -  FAL Design Estratégico

1.2. PROJETO ARQUITETÔNICO – Quiosque:

1.2 Projeto Arquitetônico Quiosque (3)

Ouro: Boali – Loko Design
Prata: Sucão – Espaço 2
Bronze: Megamatte – Pedro Caribé

2. VISUAL MERCHANDISING – Vitrine:

2.1 VM - Vitrine

Ouro: Imaginarium – VM Imaginarium
Prata: Lez a Lez - Marketing Grupo Lunelli
Bronze: Via Mia – Equipe Via Mia

2.2. VISUAL MERCHANDISING – Ação de PDV:

2.2 VM - Ação de Promocional

Ouro: Imaginarium – MKT Imaginarium
Prata: Fábrica Di Chocolate – House Fábrica Di Chocolate
Bronze: Nutty Bavarian – Grupo MD | Make a Difference

2.3. VISUAL MERCHANDISING – Campanha de PDV:

2.3 VM - Campanha de PDV

Ouro: Chilli Beans – VIMER
Prata: 5àsec - FCK! COMUNICAÇÃO
Bronze: Ice Creamy - FCK! COMUNICAÇÃO

3. Produto:

3 Produto

Ouro: Bibi Calçados – Calçados Bibi
Prata: Casa de Bolos – Marketing Casa de Bolos
Bronze: iGUi – iGUi e Progeu

4. Embalagem:

4 Embalagem

Ouro: Sucão – Garoa
Prata: Nutty Bavarian – Equipe Nutty Bavarian
Bronze: Via Mia -  Equipe Via Mia

5. Brand Design:

5 Brand Design

Ouro: Tomatzo - Marcus Vinícios de Oliveira Santos
Prata: Café Cultura – Voodoo Branded Content
Bronze: Super Ótica São José – Viena Comunicação

6. Design Consciente:

6 Design Consciente

Ouro: Bibi Calçados – Calçados Bibi
Prata: Via Mia – Equipe Via Mia
Bronze: Stalker – Equipe Stalker

7. Design de Inovação:

7 Design Inovação

Ouro: Onodera Estética – Grupo Rái
Prata: Portobelo Shop – Officina Portobelo
Bronze: Yázigi – Geometry Global

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Referências históricas na loja da REI em Washington DC

Em 2016, a rede americana REI (Recreational Equipment Inc.) que vende acessórios, roupas e calçados para vários tipos de atividade ao ar livre, transformou o que antes era o Washington Coliseum, no bairro NOMA, em seu novo ponto de venda em Washington DC, com a ajuda de Douglas Development, CallisonRTKL e Davis Construction. A estrutura de alvenaria de tijolos com um telhado de cofragem de concreto foi transformada em um projeto de uso misto, correspondente aos 51.000m² da loja.
Para aqueles que sabem sobre a história do Washington Coliseum, poderão desfrutar do ar nostálgico criado pela loja, já que há muitas referências dos eventos históricos que foram realizados nesse local. O antigo piso de basquete e assentos no estádio agora ocupam o espaço de uma parede dentro da loja. As paredes também foram cobertas com posteres que homenageiam as bandas que lá se apresentaram, como os Beatles.

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Via Divulgação

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Via Divulgação

Dentro da loja, também é possível encontrar uma cafeteria com 97m², denominada La Colombe, onde os clientes podem desfrutar de um café especial enquanto fazem as compra e planejam sua próxima viagem. Uma Estação de Aventura, oferecida em parceria com o National Park Service e alguns especialistas em aventuras ao ar livre da REI, dão dicas aos clientes de onde e como ir, em um pátio ao ar livre, bem no núcleo da loja, com lareira e vista para os arcos de concreto históricos do edifício. É também um espaço comunitário para os aventureiros se reunirem, terem serviço de reparação de bicicletas, esqui e snowboard e  programações gratuitas ou de baixo custo em regiões de aventura, dentro dos Estados Unidos.

A loja de Washigton DC se juntará à outras oito lojas da REI atendendo a cerca de 300 mil membros do clube REI. É a quinta maior loja do varejista, que também está em Seattle, Denver, Bloomington, Minnesota e do SoHo na cidade de Nova York.

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A Adidas Originals abre sua maior flagship em Chicago

Localizada na icônica avenida North Milwaukee em Chicago, a sétima flagship da Adidas Originals tem quase 465m² dedicados às compras. A loja, inaugurada no dia 11 de outubro, que é a maior da linha lifestyle da marca alemã, tem um conceito atípico, com referências locais da cidade americana.
A construção industrial traz elementos icônicos sobre o Loop de Chicago (trem que passa na cidade), que tem um formato de “L”. As placas da cidade também estão presentes servindo de indicação para os consumidores, que querem conhecer o passado da marca e o impacto de alguns modelos na cultura local.

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Via Hypebeast

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A loja criou a Community Wall, uma parede onde eventos e shows na região e novidades da marca serão exibidas. Membros da Chicago POSE e Tubsz, foram recrutados para criar peças de arte e instalações personalizadas para a loja, como uma forma de mostrar os talentos de artistas locais em ascensão. A marca espera que vários talentos exponham na loja e expressem suas habilidades artísticas.

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A nova loja da Fiorucci em Londres

Marca de luxo nos anos 70 e 80, a Fiorucci lançou moda entre os jovens e conquistou os fashionistas da época com seus jeans e camisetas futuristas. No Brasil, a marca foi trazida pela consultora de moda Glória Kalil, que teve sua representação no país por 17 anos, fabricando as peças localmente. No final dos anos 90, a marca começou a decair, perdendo espaço e qualidade na produção das peças, chegando a fechar sua maior loja em Milão em 2003. Quase 15 anos depois, volta ao mercado inaugurando uma nova Flagship store, no mês passado, em Londres, no bairro SoHo. Com um exterior relativamente discreto, o projeto com 5000 m2 é da empresa britânica Brinkworth, O interior da loja conseguiu transmitir a essência da marca através de um design jovial com neons, grafites, fotos e elementos vintage.

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Na loja, é possível encontrar desde uma cama circular gigante no departamento de lingerie até um cocktail bar. Ao longo de três andares, que misturam vestuário e acessórios, podem ser encontrados também desde as populares camisetas Fiorucci com o logo da marca e com os anjos, até calças jeans, roupas íntimas, cases para celulares, entre outros acessórios.

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ENTREVISTA COM O ASSOCIADO

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Attilio Francesco Rondinelli é arquiteto e urbanista. Atua no mercado desde 2005 e foi responsável por mais de 275 projetos nas áreas comercial, industrial e residencial. Seu talento fez dele um dos principais profissionais da região centro-norte do país, tendo trabalhos reconhecidos em Mato Grosso, Amazonas, Rondônia, Acre, Minas Gerais, Tocantins e Brasília. Atualmente é sócio da Total Varejo – Arquitetura e Gestão e está à frente de todos os projetos desenvolvidos pelo escritório.

Hortigran Express

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1 - Qual foi a sua inspiração para a criação do projeto?
A inspiração veio dos varejos de vizinhança dos Estados Unidos. Em uma visita técnica realizada em Orlando, em meados de 2013, vimos como os americanos se preocupam com a “experiência de compra”, com os detalhes, com a tematização de seus negócios de acordo como o ramo de atuação. Percebemos a carência deste tipo de conceito nos projetos comerciais do Brasil, especialmente na região centro-norte do país, que pouco se utiliza destes artifícios. Assim , encontramos um cliente que estava disposto a fazer algo diferente em seu projeto de hortifrúti. Foi o combustível que precisávamos para mergulharmos de cabeça na criação de algo novo e surpreendente.

 2 - Quais foram os materiais utilizados?
O Hortigran Express possui pouco mais de 300m². Esta loja está anexa ao centro de distribuição da empresa. Neste pequeno espaço, distribuímos equipamentos e vascas dentro de um layout bem compacto. A  comunicação visual, que traz elementos em  adesivos e placas de MDF’s, teve grande importância na ambientação do ponto de venda. Sabíamos que o sucesso do negócio estava associado à qualidade do material instalado e por isso, produzimos a comunicação visual com a empresa Gera Arte, de SP.

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3 - Quais os desafios enfrentados para a criação do projeto?
O maior desafio foi reinventar um conceito já existente, apresentando-o de uma maneira inédita. Além deste desafio, tínhamos outros, como criar uma atmosfera lúdica/bucólica onde a comunicação visual pudesse traduzir os valores da marca através de uma linguagem divertida e retro. Usamos imagens “vintage” e a traduzimos para a realidade local. O objetivo era gerar uma experiência de vida no campo, reproduzindo um mini rancho. Tivemos o cuidado de criar textos explicativos (signature) apresentando os produtos e serviços do Hortigran. Sabíamos da dificuldade em executar um projeto tão detalhado, por isso a escolha dos materiais foi tão importante.

4 – Teve algum pedido especial feito pelo cliente?
Na verdade, o cliente gostaria que o Hortigran não fosse apenas um hortifrúti, mas sim, um mercado de conveniência. Para isso, introduzimos outras seções como padaria, frios, bebidas, adega e um pequeno expositor de congelados. Criamos o conceito de “vida saudável” e fizemos que o mesmo permeasse toda a linha dos produtos comercializados. Por exemplo: na seção de congelados, comercializaríamos apenas salmão, camarão ou peito de frango. Na seção da padaria, pães sem glúten, integrais.

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5 – Qual foi o conceito de Visual Merchandising aplicado?
Como disse anteriormente, o projeto em si é um grande conceito de Visual Merchandising. A ideia do “mini rancho” acontece em todas as seções onde os produtos estão expostos, se fundindo com a decoração do ambiente. Queremos realmente que o cliente tenha uma experiência da vida no campo e, que esta atmosfera esteja implícita nos produtos e serviços oferecidos.

6 – O que o projeto significou para a empresa/você?|
Para nós foi uma grande realização, ainda mais com a coroação do Prêmio Retail Design, na categoria “lojas de conveniência e Mini-mercados”. Tínhamos a certeza do sucesso do projeto assim que o terminamos. Tudo estava lindo! Toda a energia depositada, o amor presente em cada elemento, tudo isto ficou evidente durante nossa apresentação ao cliente. Tanto é que nada foi alterado. O projeto foi executado à risca e o resultado em vendas só reflete todo este empenho. Nada é mais gratificante do que ver algo que projetamos sendo executado com perfeição. Só temos a agradecer ao Júlio Gasparello, este cliente especial que fez realizar este sonho. Temos muito orgulho deste feito! O Hortigran Express se tornou um dos principais cartões de visita da Total Varejo. Muitos clientes nos procuram querendo projetos temáticos, isto é maravilhoso, pois são eles quem nos dão combustível para irmos além.

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Marca japonesa Miniso chega ao Brasil

Fundada em Tóquio por Junya Miyake, designer e Ye Guofu, jovem empresário, a MINISO, é uma marca de objetos de coisas para casa, cozinha, papelaria, cosméticos, brinquedos, entre outros. Está presente em mais de 50 países, como Japão, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Coréia, China, Austrália, e México.

A primeira unidade da marca na América do Sul inaugurou no dia 26 agosto, no Shopping Ibirapuera, em São Paulo. A loja está dividida em 8 seções: dia a dia, bem-estar, esporte/fitness, papelaria, acessórios, vestuário, produtos sazonais e bolsas. Todos os itens são de marca própria.

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Via Catracalivre

A loja do Shopping Ibirapuera tem 420m² e o desenvolvimento do projeto foi feito em parceria com o próprio designer principal da marca, Junya Miyake, e a Brenge Engenharia, seguindo o conceito dos produtos da marca: “simples, natural e de qualidade”. A marca tem um forte plano de expansão no Brasil e já abriu uma segunda unidade na Avenida Paulista e uma terceira no Shopping Vila Olímpia. As cores predominantes no interior da loja são em tons pastéis e a iluminação dá destaque aos produtos que conservam o design minimalista.

Em média, a empresa abre de 80 a 100 lojas por mês em todo o mundo e, atualmente, emprega mais de 20 mil funcionários. Com um portfólio de mais de 30 mil produtos, a companhia lança todo mês mais de 70 produtos de diferentes segmentos.

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Via Mercado&Consumo

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Via Mercado&Consumo

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Via Veja

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Via Veja SP

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Nova flagship da Muji em Tóquio

A marca japonesa Muji reabriu recentemente sua flagship store na vizinhança de Yurakucho, em Tóquio no Japão. Com 3500m², a loja apresenta desde uma nova área de venda de alimentos,  que convida o consumidor a refletir sobre o seu estilo de vida e sua relação com a alimentação, até utensílios para casa, acessórios e vestuário, bem como uma seção de compra de bicicletas. A grande novidade é a venda de frutas e verduras que vêm direto dos produtores, e que usam o minimo de pesticidas e fertilizantes. A loja pretende oferecer além de produtos sazonais, alguns dos vegetais mais incomuns de Tóquio. A ideia é exibir uma placa em cada produto, com uma anotação do produtor e dicas de uso do produto no preparo de pratos para cada estação do ano.

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Via GQ Portugal

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Via GQ Portugal

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Via GQ Portugal

O projeto arquitetônico reflete a filosofia do design dos produtos da MUJI, onde tudo é simples e clean. No interior da loja é possível visitar uma cabana pré fabricada, a MUJI HUT, pensada para quatro pessoas, com 9 m2 e que está a venda. No segundo andar, estão disponíveis desde sopa pronta feita com os vegetais vendidos na loja, bem como pão e café frescos, além de itens de papelaria e acessórios, juntamente com o departamento de vestuário, que atende os públicos feminino, masculino e infantil. O terceiro andar, conta com  um restaurante que serve almoço e jantar, além de sempre um bom café.

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Via Designboom

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Via Designboom

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Via Designboom

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Vencedores do Prêmio Design de Varejo RDI Internacional 2017

A 46ª festa de premiação do Prêmio RDI Internacional de Design do Varejo 2017, que aconteceu em Nova Iorque em maio desse ano, premiou projetos dentro de 11 categorias, que contemplaram desde expressão artística até integração tecnológica. Confira os vencedores e a loja do ano:

• Loja do Ano:  Mackage – Yorkdale Shopping Centre, Toronto
Projeto: Burdifilek, TorontoMYOR05

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• August 8, Brampton, Ontario
Projeto: Dialogue 38, Toronto

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• B&B Italia, New York City
Projeto: Antonio Citterio Patricia Viel Interiors, Milan

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• Bergdorf Goodman, New York City – Premio de Inovação  por mobíláio, acabamentos e visual merchandising
`Projeto: MNA, New York City, and Bergdorf Goodman

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• Best Buy Tech Home, Mall of America, Bloomington, Minn.
Projeto: Chandler Inc., Afton, Minneapolis

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• BonLook, Pointe-Claire, Quebec
Projeto: Aedifica, Montreal

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• Brothers Marketplace, Weston, Mass.
Proejto:  BHDP Architecture, Cincinnati

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• Cadillac House, New York City
Projeto: Gensler, New York City

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• Calgary Co-op, Calgary
Projeto: Shikatani Lacroix, Toronto

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• Cheflavor, Temecula, Calif.
Projeto: Retail Habitats, San Diego

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• The Clinic, Denver
Projeto: JGA Inc., Southfield, Mich.

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• Desjardins (mobile branch), Montreal
Projeto: Aedifica, Montreal

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• Desjardins Service Signature, Montreal
Projeto: Aedifica, Montreal

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 • EAST Izakaya, St. Catharines, Ontario
Projeto: Dialogue 38, Toronto
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• Fabled By Marie Claire, London
Projeto: gpstudio, London
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• Farmacia Lloris Gonzalez, Burriana, Castellon
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• Golden Harvest, Fanling, Hong Kong
Projeto: ARTTA Concept Studio, Hong Kong
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• Herman Miller, New York City
Projeto: Herman Miller; Vincent Bandy Architect
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• Hickey Freeman, New York City
Projeto: Two One Two Design, New York City, R H Sweers Architect
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• Hyper-Mart, Hunan, China
Projeto: RKD retail/iQ, Bangkok, Thailand
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• Hyundai Department Store, Pangyo, South Korea
Projeto: JHP Design, London
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• Indigo, Toronto
Projeto: Burdifilek, Toronto
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• Interceramic Showroom, Dallas
Projeto: Callison RTKL, Seattle
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• La Sirena, New York City
Projeto: TPG Architecture, New York City
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• LeEco Experience Showroom, Beijing
Projeto: Callison RTKL, Seattle
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• Level Kids, Dubai
Projeto: Fitch, London
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• Mamas & Papas, London
Projeto: Dalziel & Pow, London
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• Masseria, Toronto
Projeto: Burdifilek, Toronto
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• Metropole, Sydney
Projeto: Otto Design Interiors, Summer Hill, Australia
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• Missguided, London
Projeto: Dalziel & Pow, London
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• Nordstrom, Yorkville Shopping Centre, Toronto (Innovation Award for storefront)
Projeto: Nordstrom Store Design and Callison RTKL, Seattle
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• Penguin Shop, Toronto
Projeto: Figure3, Toronto
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• Pirch, New York City
Projeto: Fitch, Columbus, Ohio
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• Pizza Pasta Please, Campbelltown, NSW, Australia
Projeto: Otto Design Interiors, Summer Hill, Australia
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• Rent the Runway, New York City
Projeto: Heitler Houstoun Architects, New York City
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• Saks Fifth Avenue, Toronto (Innovation Award for artistic expression)
Projeto: FRCH Design Worldwide, Cincinnati

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• Saks Food Hall by Pusateri’s, Toronto
Projeto: GH+A Design Studios, Montreal

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• Silver Deer, Mexico City
Projeto: Materia Groupo Forma Arquitectos, Mexico City

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• Sport Chek, Toronto – Premio de Integração Digital
Projeto: Ruscio Studio Inc., Montreal, and Stoever Jones Design; Sam Silas Architect

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• Teavana, Palo Alto, California
Projeto: Starbucks Coffee Co. e ArcVision

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• Vision Source, Kingwood, Tenn.
Projeto: RetailOne, Atlanta

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• YU Seafood, Richmond Hill, Ontario
Projeto: Dialogue 38, Toronto

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Vencedores do 1º Prêmio Retail Design Innovation 2017

Na semana passada, durante a feira Latam Retail Show, a GS&MD promoveu o primeiro prêmio Retail Design Innovation, coordenado pelo RDI Brasil com o apoio também da ABIESV. O prêmio teve como objetivo reconhecer os melhores projetos de design no varejo que se destacaram pela sua inovação, resultando em ambientes criativos, inovadores e que possibilitaram novas experiências de compra ao cliente. Os vencedores das 7 categorias foram:

Categoria: Inovação em conceito

1° lugar: Bio Ritmo Morumbi Town – FAL Design Estratégico

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O projeto da unidade da academia Bioritmo no Shopping Morumbi Town em São Paulo, foi desenvolvido para criar um ambiente inovador dentro dos 1200m², que foram trabalhados com o conceito de “varejo de entretenimento ativo”, que é concretizado através da divisão do espaço em diferentes modalidades de prática:

  • RACE BOOT CAMP – é um espaço que combina esteira com exercícios em halteres e rubber bands, em alta frequência cardíaca, o que faz com que o corpo continue queimando calorias mesmo depois do fim da aula;
  • BURN HIT ZONE – trata-se de um circuito com air bike, remo, step deck e halteres, onde o aluno faz round de 45 segundos por 15 de descanso, resultando em uma acelerada queima calórica;
  • SQUAD FUNCTIONAL AREA – uma área que desafia os participantes em treinos funcionais que associam força, resistência, agilidade e potência;
  • SKILL MILL – é uma esteira de última geração associada a etapas com caixas de salto e kettlebelts com a finalidade de ganhar força e agilidade;
  • TORQ – treinos de bike em um ambiente dominado por um vídeo wall que desafia os alunos a superar os seus limites com ajuda de estímulos visuais e sonoros.

Além das áreas mencionadas, ainda conta com as áreas de pesos livres, musculação e exercícios de cardio.

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2° lugar: Carrefour Flagship Jardim Pamplona Shopping – Market Value Brazil

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O projeto do novo Carrefour Pamplona em São Paulo, teve como objetivo ser transparente, mostrando todo o cuidado com o frescor dos alimentos e o cuidado na produção e qualidade dos produtos feitos ou manipulados na loja, além de ter ambientes que recebessem uma linguagem mesclando o “retrô” com o “pop”, para oferecer um ambiente sofisticado, que tivesse uma iluminação especial, piso e revestimento diferenciados, comunicação visual original , em ambientações únicas, redefinindo o conceito de Hipermercado no Brasil.

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3° lugar: Graal Market – Rodosnack Guararema Rest. e Lanch. LTDA

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O projeto dessa unidade da Graal Market, teve como briefing representar a cidade de Nova Iorque através da arquitetura e comunicação visual. O conceito foi inspirado pela estética industrial e por detalhes da essência da cidade americana.

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Categoria: Inovação em experiência

1° lugar: Shoestock – CAST Arquitetura & Store Design

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O projeto da marca no bairro de Moema em São Paulo, teve como ideia renovar a loja criando um clima mais aconchegante e acolhedor, fazendo com que os clientes se sintissem dentro de um closet dos sonhos. Buscando agregar o e-commerce à experiência de compra, o cliente fica livre para escolher entre o auto serviço, marca registrada da Shoestock, ou ser atendido  por um vendedor. Pode ainda optar pela personalização dos calçados e acessórios, complementar o look com itens do vestuário e finalizar com maquiagem e penteado, enquanto toma um café, tudo dentro do mesmo ambiente.

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2° lugar: Carrefour Flagship Jardim Pamplona Shopping – Market Value Brazil

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Dentro do hipermercado, ficam espalhados totens com informações sobre a loja e receitas especiais, para mostrar aos clientes o cuidado na escolha dos produtos, além da disposição dos mesmos, que podem ser experimentados e comparados.

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3° lugar: Make B. – Estúdio Jacarandá Arquitetura + Design de Varejo

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O projeto do quiosque Make B. da O Boticário, teve como propósito trazer um conceito de store design fashion, descolado e sofisticado, como o universo da marca, tendo seu visual inspirado nos ambientes dos sets de cinema e fotografia. As referências ficam claras com as luminárias que parecem spots e no grid em metal e concreto. Os tons de cinza matizado com feixes de luz rosa têm forte relação com as sofisticadas paletas de maquiagem apresentados pela marca. Outro ponto relevante do conceito foi o intenso estímulo à experimentação,  feito a partir da disposição dos produtos no quiosque e pelo espaço “camarim”, que possui iluminação e acomodações adequadas para consultoria em maquiagem.

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Categoria: Inovação em aplicação de tecnologia no PDV

1° lugar: Loja Paquetá – 2buy

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O projeto da Paquetá em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, apostou na implementação de um conjunto de soluções tecnológicas, dando origem à Paquetá do Futuro. Foi implantado o Mobile Checkout (pagamento com tecnologia RFID), o Multimix (integração do estoque da rede virtual e física) e o Pick up Store (retirada do produto comprado através do site em loja).

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Paquetá_Inovação em aplicação de tecnolog.ia no PDV

2° lugar: Smart Fit Flagship – FAL Design Estratégico

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A nova Unidade Conceito na Avenida Paulista, em São Paulo, buscou através da comunicação visual equalizar objetividade e proximidade, com textos inteligentes, descontraídos e com uma linguagem gráfica diferenciada e bem integrada à arquitetura. Foi desenvolvida uma unidade gráfica com padrões usando elementos geométricos e abstratos usados para unir os diferentes tipos de espaços de treino dentro da academia.

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Smart Fit_Inovação em aplicação de tecno.logia no PDV

3° lugar: Bob’s Digital – BFFC

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Sendo a primeira loja 100% digital da rede, todos os pedidos são feitos pelos terminais de autoatendimento ou pelo novo aplicativo do Bob’s. A novidade teve como objetivo trazer mais conveniência, agilidade e permitir a customização nos pedidos.
Com 100m², essa flagship no Barra Shopping , Rio de Janeiro,  seguiu o novo conceito de ponto de venda Bob’s que tem como proposta o design contemporâneo e o alto grau de funcionalidade.
A parceria com a Mastercard possibilitou que o pagamento pudesse ser feito através da plataforma digital Masterpass, facilitando o pagamento ao acessar as informações do cartão, de todas as bandeiras, de forma segura ou através da solução Qkr!, que permite solicitar e fazer o pagamento através do celular ou tablet.

Bob's Digital_Inovação em aplicação de tecn.ologia no PDV

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Categoria: Inovação em Design Gráfico e Comunicação Visual

1° lugar: Graal Market – Rodosnack Guararema Rest. e Lanch. LTDA

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Com uma comunicação visual rica em detalhes e muito significativa em termos de captar a essência da nova iorquina, o Graal Market inovou no projeto dessa unidade, localizada na Rodovia Carvalho Pinto km. 67 em São Paulo.

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2° lugar: CNA Vila Mariana – FAL Design Estratégico

CNA Vila Mariana_Inovação em Design Gráfico e Comunicação Visual
A unidade da escola de inglês CNA desenvolvida pela FAL Design Estratégico que foi inspirada no metrô de Nova York, tem um conceito moderno que representa movimento, conquista e conectividade. Entre as novidades do novo projeto arquitetônico, estão: o espaço de convívio que foi desenhado para atender desde estudantes até pais de alunos, fruto de uma parceria do CNA e da Disney e a textura e o layout da fachada, que diferenciam a rede das demais escolas de idiomas. Outras mudanças forma as salas de atendimento ao público, que são feitas em vidro trazendo transparência e o piso, que agora é de madeira.

CNA Vila Mariana_Inovação em De;sign Gráfico e Comunicação Visual

CNA Vila Mariana_Inovação em Design Gráfico e. Comunicação Visual

3° lugar: Nutella Café Pão de Açucar – Estúdio Jacarandá Arquitetura + Design de Varejo

Nutella Café_Inovação em Design Gráfico e Comunicação VisualO corner da Nutella, criado exclusivamente para os cafés da loja Pão de Açúcar, propõe uma experiência de consumo através de receitas preparadas com a famosa pasta de avelã e chocolate. Vários elementos forma desenvolvidos para reforçar a imagem da marca como: nos armários que seguem o padrão do icônico pote, nas prateleiras foram implementados displays que exibem os principais ingredientes da Nutella e no cartaz handmade em papel craft. O projeto também conta com displays de comunicação visual com receitas e carrinhos com exposição de produtos na área de mesas do café.

Nutella Café_Inovação em Design Gráf.ico e Comunicação Visual

Nutella Café_Inovação em Design Gráfico e Comunica.ção Visual

Categoria: Inovação em Visual Merchandising

1° lugar: Kohler Loja Conceito – Maurício Queiroz

Kohler_Inovação em visual merchandising
O projeto da loja da Kohler na Rua Gabriel Monteiro da Silva em São Paulo,  foi pautado em três pilares: charme, bom gosto e generosidade. O showroom teve como objetivo inspirar o consumidor por toda a tecnologia, elegância e modernidade dos produtos, promovendo uma experiência visual e sensorial desde a fachada, passando por cada ambiente, proporcionando novidades em cada ambiente.

Kohler_Inovação em v..isual merchandising

Kohler_Inovação em visual m;erchandising

2° lugar: Coca-Cola Caminhão – Agência Dia Comunicação

Caminhão Coca-Cola_Inovação em visual merchandising
Esse display de merchandising teve como objetivo reforçar o caráter de inovação e diferencial da marca Coca-Cola. Com seu design retrô, o caminhão foi escolhido por ser um reconhecido ícone do período natalino da marca, chamando mais atenção e envolvendo ainda mais os consumidores, por retratar sensações e emoções no PDV. O projeto foi construído apenas com papelão, mas tem uma grande capacidade de armazenamento de produtos.

Caminhão Coca-Cola_Inovação em visu.al merchandising

3° lugar: Morana Conceito 2016 – FAL Design Estratégico

Morana Conceito 2016_Inovação em visual merchandising
O novo conceito da Morana materializa os mantras estabelecidos pelo branding da marca: glamour, poder, elegância e modernidade. A exposição dos produtos seguiu uma linha onde pudessem ser divididos em mini-coleções, associados com a curadoria de moda. Todos os móveis e displays foram desenhados especialmente para esse projeto, visando humanizar a loja e ser didático quanto ao produto.

Morana Conceito 2016_Inovação em visual m..erchandising

Morana Conceito 2016_Inovação em visual. merchandising

Categoria: Inovação em Sustentabilidade

1° lugar: Riachuelo (Ipanema) – FAL Design Estratégico

Ricachuelo Ipanema_Inovação em Sustentabilidade
A unidade da Riachuelo em Ipanema na cidade do Rio de Janeiro,  inovou ao utilizar diversas estratégias para melhorar a eficiência energética como  por exemplo: o uso de iluminação LED, que reduz 30% do consumo da energia elétrica; a retenção e reuso das águas fluviais, com redução de 50% o uso da água potável e o uso de conteúdo reciclado em 10% dos materiais extraídos e processados próximos à obra.

Ricachuelo Ipanema_Inovação em Sust.entabilidade

Ricachuelo Ipanema_Inovação em Sustentabil.dade

2° lugar: Riachuelo (Otávio Rocha POA) – FAL Design Estratégico

Riachuelo Otávio Rocha POA_Inovação em Sustentabilid,ade
A unidade da Riachuelo Otávio Rocha fica em um prédio no centro de Porto Alegre que tem a fachada tombada. O conceito continua embasado na identidade da marca porém, nesse projeto,  o destaque foi o reaproveitamento da tradicional construção existente. Pensando nisso, a loja foi projetada a partir de fluxos predeterminados, unindo o novo e o antigo, influenciando a experiência do consumidor que se surpreende com a decoração jovem e contemporânea.

Riachuelo Otávio Rocha POA_Inovação em Sustentab.ilidade

Riachuelo Otávio Rocha POA_Inovação em Sustentabilidade

3° lugar: Make B. – Estúdio Jacarandá Arquitetura + Design de Varejo

MakeB

A Make B. inovou ao pensar em materiais sustentáveis e criativos para seu conceito de “Quiosque Camarim”.

MakeB....

MakeB..

Fator UAU

Sendo a categoria que premia o melhor entre os melhores, o vencedor do Fator UAU foi o  Carrefour Flagship Jardim Pamplona Shopping – Market Value Brazil

Carrefour_inovação em conceito

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