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Nova flagship da Muji em Tóquio

A marca japonesa Muji reabriu recentemente sua flagship store na vizinhança de Yurakucho, em Tóquio no Japão. Com 3500m², a loja apresenta desde uma nova área de venda de alimentos,  que convida o consumidor a refletir sobre o seu estilo de vida e sua relação com a alimentação, até utensílios para casa, acessórios e vestuário, bem como uma seção de compra de bicicletas. A grande novidade é a venda de frutas e verduras que vêm direto dos produtores, e que usam o minimo de pesticidas e fertilizantes. A loja pretende oferecer além de produtos sazonais, alguns dos vegetais mais incomuns de Tóquio. A ideia é exibir uma placa em cada produto, com uma anotação do produtor e dicas de uso do produto no preparo de pratos para cada estação do ano.

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Via GQ Portugal

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Via GQ Portugal

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Via GQ Portugal

O projeto arquitetônico reflete a filosofia do design dos produtos da MUJI, onde tudo é simples e clean. No interior da loja é possível visitar uma cabana pré fabricada, a MUJI HUT, pensada para quatro pessoas, com 9 m2 e que está a venda. No segundo andar, estão disponíveis desde sopa pronta feita com os vegetais vendidos na loja, bem como pão e café frescos, além de itens de papelaria e acessórios, juntamente com o departamento de vestuário, que atende os públicos feminino, masculino e infantil. O terceiro andar, conta com  um restaurante que serve almoço e jantar, além de sempre um bom café.

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Via Designboom

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Via Designboom

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Via Designboom

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Vencedores do Prêmio Design de Varejo RDI Internacional 2017

A 46ª festa de premiação do Prêmio RDI Internacional de Design do Varejo 2017, que aconteceu em Nova Iorque em maio desse ano, premiou projetos dentro de 11 categorias, que contemplaram desde expressão artística até integração tecnológica. Confira os vencedores e a loja do ano:

• Loja do Ano:  Mackage – Yorkdale Shopping Centre, Toronto
Projeto: Burdifilek, TorontoMYOR05

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• August 8, Brampton, Ontario
Projeto: Dialogue 38, Toronto

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• B&B Italia, New York City
Projeto: Antonio Citterio Patricia Viel Interiors, Milan

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• Bergdorf Goodman, New York City – Premio de Inovação  por mobíláio, acabamentos e visual merchandising
`Projeto: MNA, New York City, and Bergdorf Goodman

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• Best Buy Tech Home, Mall of America, Bloomington, Minn.
Projeto: Chandler Inc., Afton, Minneapolis

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• BonLook, Pointe-Claire, Quebec
Projeto: Aedifica, Montreal

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• Brothers Marketplace, Weston, Mass.
Proejto:  BHDP Architecture, Cincinnati

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• Cadillac House, New York City
Projeto: Gensler, New York City

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• Calgary Co-op, Calgary
Projeto: Shikatani Lacroix, Toronto

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• Cheflavor, Temecula, Calif.
Projeto: Retail Habitats, San Diego

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• The Clinic, Denver
Projeto: JGA Inc., Southfield, Mich.

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• Desjardins (mobile branch), Montreal
Projeto: Aedifica, Montreal

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• Desjardins Service Signature, Montreal
Projeto: Aedifica, Montreal

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 • EAST Izakaya, St. Catharines, Ontario
Projeto: Dialogue 38, Toronto
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• Fabled By Marie Claire, London
Projeto: gpstudio, London
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• Farmacia Lloris Gonzalez, Burriana, Castellon
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• Golden Harvest, Fanling, Hong Kong
Projeto: ARTTA Concept Studio, Hong Kong
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• Herman Miller, New York City
Projeto: Herman Miller; Vincent Bandy Architect
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• Hickey Freeman, New York City
Projeto: Two One Two Design, New York City, R H Sweers Architect
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• Hyper-Mart, Hunan, China
Projeto: RKD retail/iQ, Bangkok, Thailand
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• Hyundai Department Store, Pangyo, South Korea
Projeto: JHP Design, London
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• Indigo, Toronto
Projeto: Burdifilek, Toronto
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• Interceramic Showroom, Dallas
Projeto: Callison RTKL, Seattle
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• La Sirena, New York City
Projeto: TPG Architecture, New York City
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• LeEco Experience Showroom, Beijing
Projeto: Callison RTKL, Seattle
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• Level Kids, Dubai
Projeto: Fitch, London
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• Mamas & Papas, London
Projeto: Dalziel & Pow, London
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• Masseria, Toronto
Projeto: Burdifilek, Toronto
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• Metropole, Sydney
Projeto: Otto Design Interiors, Summer Hill, Australia
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• Missguided, London
Projeto: Dalziel & Pow, London
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• Nordstrom, Yorkville Shopping Centre, Toronto (Innovation Award for storefront)
Projeto: Nordstrom Store Design and Callison RTKL, Seattle
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• Penguin Shop, Toronto
Projeto: Figure3, Toronto
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• Pirch, New York City
Projeto: Fitch, Columbus, Ohio
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• Pizza Pasta Please, Campbelltown, NSW, Australia
Projeto: Otto Design Interiors, Summer Hill, Australia
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• Rent the Runway, New York City
Projeto: Heitler Houstoun Architects, New York City
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• Saks Fifth Avenue, Toronto (Innovation Award for artistic expression)
Projeto: FRCH Design Worldwide, Cincinnati

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• Saks Food Hall by Pusateri’s, Toronto
Projeto: GH+A Design Studios, Montreal

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• Silver Deer, Mexico City
Projeto: Materia Groupo Forma Arquitectos, Mexico City

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• Sport Chek, Toronto – Premio de Integração Digital
Projeto: Ruscio Studio Inc., Montreal, and Stoever Jones Design; Sam Silas Architect

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• Teavana, Palo Alto, California
Projeto: Starbucks Coffee Co. e ArcVision

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• Vision Source, Kingwood, Tenn.
Projeto: RetailOne, Atlanta

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• YU Seafood, Richmond Hill, Ontario
Projeto: Dialogue 38, Toronto

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Vencedores do 1º Prêmio Retail Design Innovation 2017

Na semana passada, durante a feira Latam Retail Show, a GS&MD promoveu o primeiro prêmio Retail Design Innovation, coordenado pelo RDI Brasil com o apoio também da ABIESV. O prêmio teve como objetivo reconhecer os melhores projetos de design no varejo que se destacaram pela sua inovação, resultando em ambientes criativos, inovadores e que possibilitaram novas experiências de compra ao cliente. Os vencedores das 7 categorias foram:

Categoria: Inovação em conceito

1° lugar: Bio Ritmo Morumbi Town – FAL Design Estratégico

Bio Ritmo Morumbi Town_Inovação em conceito
O projeto da unidade da academia Bioritmo no Shopping Morumbi Town em São Paulo, foi desenvolvido para criar um ambiente inovador dentro dos 1200m², que foram trabalhados com o conceito de “varejo de entretenimento ativo”, que é concretizado através da divisão do espaço em diferentes modalidades de prática:

  • RACE BOOT CAMP – é um espaço que combina esteira com exercícios em halteres e rubber bands, em alta frequência cardíaca, o que faz com que o corpo continue queimando calorias mesmo depois do fim da aula;
  • BURN HIT ZONE – trata-se de um circuito com air bike, remo, step deck e halteres, onde o aluno faz round de 45 segundos por 15 de descanso, resultando em uma acelerada queima calórica;
  • SQUAD FUNCTIONAL AREA – uma área que desafia os participantes em treinos funcionais que associam força, resistência, agilidade e potência;
  • SKILL MILL – é uma esteira de última geração associada a etapas com caixas de salto e kettlebelts com a finalidade de ganhar força e agilidade;
  • TORQ – treinos de bike em um ambiente dominado por um vídeo wall que desafia os alunos a superar os seus limites com ajuda de estímulos visuais e sonoros.

Além das áreas mencionadas, ainda conta com as áreas de pesos livres, musculação e exercícios de cardio.

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2° lugar: Carrefour Flagship Jardim Pamplona Shopping – Market Value Brazil

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O projeto do novo Carrefour Pamplona em São Paulo, teve como objetivo ser transparente, mostrando todo o cuidado com o frescor dos alimentos e o cuidado na produção e qualidade dos produtos feitos ou manipulados na loja, além de ter ambientes que recebessem uma linguagem mesclando o “retrô” com o “pop”, para oferecer um ambiente sofisticado, que tivesse uma iluminação especial, piso e revestimento diferenciados, comunicação visual original , em ambientações únicas, redefinindo o conceito de Hipermercado no Brasil.

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3° lugar: Graal Market – Rodosnack Guararema Rest. e Lanch. LTDA

Graal Market_Inovação em conceito
O projeto dessa unidade da Graal Market, teve como briefing representar a cidade de Nova Iorque através da arquitetura e comunicação visual. O conceito foi inspirado pela estética industrial e por detalhes da essência da cidade americana.

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Categoria: Inovação em experiência

1° lugar: Shoestock – CAST Arquitetura & Store Design

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O projeto da marca no bairro de Moema em São Paulo, teve como ideia renovar a loja criando um clima mais aconchegante e acolhedor, fazendo com que os clientes se sintissem dentro de um closet dos sonhos. Buscando agregar o e-commerce à experiência de compra, o cliente fica livre para escolher entre o auto serviço, marca registrada da Shoestock, ou ser atendido  por um vendedor. Pode ainda optar pela personalização dos calçados e acessórios, complementar o look com itens do vestuário e finalizar com maquiagem e penteado, enquanto toma um café, tudo dentro do mesmo ambiente.

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Shoestock_Inovação em Ex..periência

2° lugar: Carrefour Flagship Jardim Pamplona Shopping – Market Value Brazil

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Dentro do hipermercado, ficam espalhados totens com informações sobre a loja e receitas especiais, para mostrar aos clientes o cuidado na escolha dos produtos, além da disposição dos mesmos, que podem ser experimentados e comparados.

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3° lugar: Make B. – Estúdio Jacarandá Arquitetura + Design de Varejo

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O projeto do quiosque Make B. da O Boticário, teve como propósito trazer um conceito de store design fashion, descolado e sofisticado, como o universo da marca, tendo seu visual inspirado nos ambientes dos sets de cinema e fotografia. As referências ficam claras com as luminárias que parecem spots e no grid em metal e concreto. Os tons de cinza matizado com feixes de luz rosa têm forte relação com as sofisticadas paletas de maquiagem apresentados pela marca. Outro ponto relevante do conceito foi o intenso estímulo à experimentação,  feito a partir da disposição dos produtos no quiosque e pelo espaço “camarim”, que possui iluminação e acomodações adequadas para consultoria em maquiagem.

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Categoria: Inovação em aplicação de tecnologia no PDV

1° lugar: Loja Paquetá – 2buy

Paquetá_Inovação em aplicação de tecnologia no PDV
O projeto da Paquetá em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, apostou na implementação de um conjunto de soluções tecnológicas, dando origem à Paquetá do Futuro. Foi implantado o Mobile Checkout (pagamento com tecnologia RFID), o Multimix (integração do estoque da rede virtual e física) e o Pick up Store (retirada do produto comprado através do site em loja).

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2° lugar: Smart Fit Flagship – FAL Design Estratégico

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A nova Unidade Conceito na Avenida Paulista, em São Paulo, buscou através da comunicação visual equalizar objetividade e proximidade, com textos inteligentes, descontraídos e com uma linguagem gráfica diferenciada e bem integrada à arquitetura. Foi desenvolvida uma unidade gráfica com padrões usando elementos geométricos e abstratos usados para unir os diferentes tipos de espaços de treino dentro da academia.

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Smart Fit_Inovação em aplicação de tecno.logia no PDV

3° lugar: Bob’s Digital – BFFC

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Sendo a primeira loja 100% digital da rede, todos os pedidos são feitos pelos terminais de autoatendimento ou pelo novo aplicativo do Bob’s. A novidade teve como objetivo trazer mais conveniência, agilidade e permitir a customização nos pedidos.
Com 100m², essa flagship no Barra Shopping , Rio de Janeiro,  seguiu o novo conceito de ponto de venda Bob’s que tem como proposta o design contemporâneo e o alto grau de funcionalidade.
A parceria com a Mastercard possibilitou que o pagamento pudesse ser feito através da plataforma digital Masterpass, facilitando o pagamento ao acessar as informações do cartão, de todas as bandeiras, de forma segura ou através da solução Qkr!, que permite solicitar e fazer o pagamento através do celular ou tablet.

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Bob's Digital_Inovação em aplicação de tecnolo.gia no PDV

Categoria: Inovação em Design Gráfico e Comunicação Visual

1° lugar: Graal Market – Rodosnack Guararema Rest. e Lanch. LTDA

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Com uma comunicação visual rica em detalhes e muito significativa em termos de captar a essência da nova iorquina, o Graal Market inovou no projeto dessa unidade, localizada na Rodovia Carvalho Pinto km. 67 em São Paulo.

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2° lugar: CNA Vila Mariana – FAL Design Estratégico

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A unidade da escola de inglês CNA desenvolvida pela FAL Design Estratégico que foi inspirada no metrô de Nova York, tem um conceito moderno que representa movimento, conquista e conectividade. Entre as novidades do novo projeto arquitetônico, estão: o espaço de convívio que foi desenhado para atender desde estudantes até pais de alunos, fruto de uma parceria do CNA e da Disney e a textura e o layout da fachada, que diferenciam a rede das demais escolas de idiomas. Outras mudanças forma as salas de atendimento ao público, que são feitas em vidro trazendo transparência e o piso, que agora é de madeira.

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CNA Vila Mariana_Inovação em Design Gráfico e. Comunicação Visual

3° lugar: Nutella Café Pão de Açucar – Estúdio Jacarandá Arquitetura + Design de Varejo

Nutella Café_Inovação em Design Gráfico e Comunicação VisualO corner da Nutella, criado exclusivamente para os cafés da loja Pão de Açúcar, propõe uma experiência de consumo através de receitas preparadas com a famosa pasta de avelã e chocolate. Vários elementos forma desenvolvidos para reforçar a imagem da marca como: nos armários que seguem o padrão do icônico pote, nas prateleiras foram implementados displays que exibem os principais ingredientes da Nutella e no cartaz handmade em papel craft. O projeto também conta com displays de comunicação visual com receitas e carrinhos com exposição de produtos na área de mesas do café.

Nutella Café_Inovação em Design Gráf.ico e Comunicação Visual

Nutella Café_Inovação em Design Gráfico e Comunica.ção Visual

Categoria: Inovação em Visual Merchandising

1° lugar: Kohler Loja Conceito – Maurício Queiroz

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O projeto da loja da Kohler na Rua Gabriel Monteiro da Silva em São Paulo,  foi pautado em três pilares: charme, bom gosto e generosidade. O showroom teve como objetivo inspirar o consumidor por toda a tecnologia, elegância e modernidade dos produtos, promovendo uma experiência visual e sensorial desde a fachada, passando por cada ambiente, proporcionando novidades em cada ambiente.

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2° lugar: Coca-Cola Caminhão – Agência Dia Comunicação

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Esse display de merchandising teve como objetivo reforçar o caráter de inovação e diferencial da marca Coca-Cola. Com seu design retrô, o caminhão foi escolhido por ser um reconhecido ícone do período natalino da marca, chamando mais atenção e envolvendo ainda mais os consumidores, por retratar sensações e emoções no PDV. O projeto foi construído apenas com papelão, mas tem uma grande capacidade de armazenamento de produtos.

Caminhão Coca-Cola_Inovação em visu.al merchandising

3° lugar: Morana Conceito 2016 – FAL Design Estratégico

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O novo conceito da Morana materializa os mantras estabelecidos pelo branding da marca: glamour, poder, elegância e modernidade. A exposição dos produtos seguiu uma linha onde pudessem ser divididos em mini-coleções, associados com a curadoria de moda. Todos os móveis e displays foram desenhados especialmente para esse projeto, visando humanizar a loja e ser didático quanto ao produto.

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Categoria: Inovação em Sustentabilidade

1° lugar: Riachuelo (Ipanema) – FAL Design Estratégico

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A unidade da Riachuelo em Ipanema na cidade do Rio de Janeiro,  inovou ao utilizar diversas estratégias para melhorar a eficiência energética como  por exemplo: o uso de iluminação LED, que reduz 30% do consumo da energia elétrica; a retenção e reuso das águas fluviais, com redução de 50% o uso da água potável e o uso de conteúdo reciclado em 10% dos materiais extraídos e processados próximos à obra.

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2° lugar: Riachuelo (Otávio Rocha POA) – FAL Design Estratégico

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A unidade da Riachuelo Otávio Rocha fica em um prédio no centro de Porto Alegre que tem a fachada tombada. O conceito continua embasado na identidade da marca porém, nesse projeto,  o destaque foi o reaproveitamento da tradicional construção existente. Pensando nisso, a loja foi projetada a partir de fluxos predeterminados, unindo o novo e o antigo, influenciando a experiência do consumidor que se surpreende com a decoração jovem e contemporânea.

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Riachuelo Otávio Rocha POA_Inovação em Sustentabilidade

3° lugar: Make B. – Estúdio Jacarandá Arquitetura + Design de Varejo

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A Make B. inovou ao pensar em materiais sustentáveis e criativos para seu conceito de “Quiosque Camarim”.

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Fator UAU

Sendo a categoria que premia o melhor entre os melhores, o vencedor do Fator UAU foi o  Carrefour Flagship Jardim Pamplona Shopping – Market Value Brazil

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ENTREVISTA COM O ASSOCIADO

57aad9d0d95e42322db22495d1383ff4Manoel Alves Lima é arquiteto formado pela FAU Brás Cubas e é fundador e CEO da FAL Design Estratégico, escritório responsável por conceitos de projeto de varejo de sucesso para empresas como Riachuelo, Grupo Pão de Açúcar, Casa Santa Luzia, Alpargatas, Hering, Via Veneto, entre outros. Pelas qualidades e criatividade dos seus projetos, a FAL é o mais publicado e premiado escritório do segmento e tem apresentado sua metodologia e filosofia em palestras pelo Brasil e no exterior. Vice-presidente do Retail Design Institute Brasil, Manoel também é professor da FGV na cadeira Ambientação de Varejo nos cursos de MBA e PEC e co-autor dos livros “A transformação dos negócios na Omniera” e ”Marketing direto no varejo”. Pelos seus projetos, conquistou vários prêmios, inclusive o Store Design Awards 2011 do RDI em Nova Iorque. É o criador do conceito da LOJA DO FUTURO e curador da trilha REDESIGN no LATAM Retail Show.

Loja Ana Hickmann

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1- Qual foi a sua inspiração para a criação do projeto?

A própria Ana Hickmann, claro. Além de linda e elegante ela é muito simples e comunicativa. Desde o início cativou a todos aqui da FAL com a sua presença e simpatia. Foi muito aberta à perguntas, participativa nas decisões sobre cores, formas, texturas e materiais e curiosa sobre o processo construtivo e sistemas de equipamentos. Sua opção por um posicionamento mais democrático, que permitisse uma faixa larga de público que pudesse visitar o espaço e consumir seus produtos também foi fundamental.

2- Quais foram os materiais utilizados?

O branco predomina, com dourado e rosa palha. Temos superfícies brilhantes e reflexivas, que deixam o ambiente elétrico e moderno e também tecidos, tapetes e flores para suavizar o conjunto. Misturamos vários elementos geométricos realizados com tubos finos, garantindo uma atmosfera com personalidade e delicadeza. O logo da Ana, que também é o seu brasão, está presente de diversas formas.

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3- Quais os desafios enfrentados para a criação do projeto?

Criar um espaço que fosse visualmente rico e instigante, porém com soluções que não inviabilizassem o negócio pelo seu custo.

4- Teve algum pedido especial feito pelo cliente?

A Ana queria que o espaço fosse dela, que o público sentisse a sua presença na loja, como se ela tivesse acabado de sair e pudesse voltar a qualquer momento. Realizamos isso principalmente com a ajuda do visual merchandising. Criamos uma segunda vitrine que se parece com um pedaço do closet da Ana, montamos um pequeno show case com objetos pessoais seus e existem algumas “dicas” dela cuidadosamente espalhadas.

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5- Qual foi o conceito de Visual Merchandising aplicado?

A valorização do produto é uma constante. Manequins da EXPOR, displays especiais para os produtos licenciados, mesas e torres de valorização, suportes para artigos de couro, tudo foi pensado para emoldurar o produto conferindo ainda mais prestígio para cada peça.

6- O que o projeto significou para a empresa/você?

Mesmo com tantas oportunidades de trabalhar para marcas líderes de grande reconhecimento, nunca havíamos trabalhado de perto com uma figura pública de tanto destaque. Poder associar o nome da FAL ao de uma das figuras mais famosas do Brasil foi realmente um show.

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DW! 2017, a 6ª edição do maior festival urbano de design da América Latina

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O evento Design Weekend é um festival urbano que tem o objetivo de promover a cultura do design e suas conexões com arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios e inovação tecnológica, com diversos eventos independentes, simultâneos e integrados, pela cidade de São Paulo, concentrado nas lojas da Alameda Gabriel Monteiro da Silva, D&D Shopping, Jardins, Paulista, Pinheiros, Vila Madalena e Tatuapé.
O DW! se consolidou como o maior festival de design urbano da América Latina e está entre os cinco maiores do mundo. Mais de 300 eventos acontecem simultaneamente na capital paulista, movimentando aproximadamente 200 profissionais em 120 espaços diferentes. Confira alguns destaques dessa 6ª edição:

MADE

Em sua 5ª edição, o Mercado Arte e Design, ocupou o Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, e contou com mais de 100 expositores, entre nacionais e internacionais, com o tema Tramas (valorização da conexão entre materiais, formas e o fazer manual das obras), e apresenta peças que utilizam diferentes técnicas, materiais e estilos, do artesanal ao high-tech, do acessório ao mobiliário.
Além de lançamentos e releituras de peças de design, a MADE ainda apresenta performances, exposições paralelas e instalações, como a do arquiteto e designer Guilherme Torres, que comemora os 10 anos da Mesa Jet, sua primeira peça de design. A instalação multimídia envolve luzes e sons e atrai o público para o local, provocando uma espécie de hipnose.
Via Casa Vogue

Via Casa Vogue

Estante Fita, apresentada por Marcelo Alvarenga e Susana Bastos, do ALVA Design.

Via Casa Claudia

Via Casa Claudia

Banqueta de Humberto da Mata.

Via Casa Vogue

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A estante modular Plana foi um dos lançamentos do F.Studio.

Mostra Modernos Eternos

Modernos Eternos é um dos eventos âncora do DW! São Paulo. A mostra mistura design contemporâneo com peças vintage e de antiquário e foi exibida no Shopping Cidade São Paulo.

Via Tempo da Delicadeza

Via Tempo da Delicadeza

Via Tempo de Delicadeza

Via Tempo de Delicadeza

High Design

Entre os dias 8 e 10 de agosto, em São Paulo, aconteceu a 2ª edição da High Design – Home & Office Expo, feira de mobiliário de alto padrão, que busca apresentar soluções novas para projetos de arquitetura e design de interiores. Ao todo, foram mais de 120 marcas e designers presentes nos 15 mil m² do evento. “O objetivo da High Design é trazer design autoral de todo o Brasil para todos os gostos e todos os bolsos”, afirma Lauro Andrade, idealizador da feira. O evento também contempla a mostra de projetos do Prêmio Salão Design, o CONAD (Congresso Nacional de Designers de Interiores) e o Greenbuilding Brasil.

Via Casa Vogue

Via Casa Vogue

O sofá Sorvete, do estúdio uruguaio Menini Nicola, faz parte da coleção “Sueño tropical” e encanta pelo estilo pop e os toques lúdicos, como o estofado bicolor e o encosto de madeira que imita palitos de picolé.

Via Casa Vogue

Via Casa Vogue

Essa poltrona é a primeira peça de uma nova coleção que será lançada pelo designer Guto Indio da Costa, em parceria com a Empório das Cadeiras.

Via Casa Vogue

Via Casa Vogue

A luminária pantográfica de Gustavo Di Menno para a Dimlux  é totalmente flexível, e está disponível em diversas cores e tamanhos – podendo ser fixada tanto na parede quanto o teto.

Prêmio Salão Design

A maior premiação de design de produtos da América Latina, ocorreu na High Design – Home & Office Expo durante a DW!, listamos alguns dos vencedores do Prêmio Salão Design 2017.

MODALIDADE: ESTUDANTE
CATEGORIA: ESPAÇOS ÍNTIMOS

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PLANAR
Design de Carolina Rocha e Lucía Correa
Contato: carolina.rocha.25@gmail.com
UDELAR – FADU – EUCD
Professor Orientador: José Silva
Montevideo – Uruguai

MODALIDADE: ESTUDANTE
CATEGORIA: ESPAÇOS DE TRABALHO

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ESCRIVANINHA SOBRADINHO
Design de Felipe de Carvalho Madeira
Contato: felipe__madeira@hotmail.com
www.behance.net/felipemadeira
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Professor Orientador: não há
Rio de Janeiro – RJ

 

MODALIDADE: PROFISSIONAL
CATEGORIA: INOVAÇÃO EM MATERIAIS E SUPERFÍCIES

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V.AZ
Design de Andrea Bezerra de Carvalho Macruz
Nolii
Contato: andrea.macruz@uol.com.br
Site: www.nolii.com
São Paulo – SP

 

MODALIDADE: INDÚSTRIA
CATEGORIA: ESPAÇOS SOCIAIS

MODALIDADE: PROFISSIONAL
CATEGORIA: 
ESPAÇOS ÍNTIMOS

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CLUB
Design de Ana Sosa e Guillermo Salhón
Estudio Diario
Contato: info@estudio-diario.com
Site: www.estudio-diario.com
Montevideo – Uruguai

 

MODALIDADE: INDÚSTRIA
CATEGORIA: ESPAÇOS SOCIAIS

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SKYFOLDING COLLECTION
Donaflor Mobília
Design de Niccolò Adolini e Daniel Simonini – Adolini+Simonini
Contato: giane@donaflormobilia.com.br
Site: www.donaflormobilia.com.br
Londrina – PR

 

MODALIDADE: INDÚSTRIA
CATEGORIA: ESPAÇOS ÍNTIMOS

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LINHA CANGURU
Lider Ind. e Com. de Estofados Ltda.
Design de Isabela Vecci – Vecci e Lansky Arquitetura
Contato: carolina.braga@lider.ind.br
Site: www.liderinteriores.com.br
Carmo Do Cajuru – MG

Fórum de Design de Varejo RDI Brasil – Tecnofeal – Gabriel Monteiro da Silva

O Retail Design Institute Brasil fez sua estréia na DW no 1ª Forum de Design de Varejo RDI Brasil em parceria com a Siq Marketing no showroom da Tecnofeal. Foram quatro palestras que abordaram ferramentas para criar novas experiências no ponto de venda e para encontrar caminhos que atendam às necessidades aspiracionais do consumidor. A contribuição do design para o Retail Design é cada vez mais decisiva e hoje, cada experiência de compra deve ser envolvente, multisensorial e gratificante, seja do ponto de vista estético ou de experiência de consumo. O Retail Experience na Arquitetura de Varejo é dedicado à inovação projetual e baseado no conceito de experiência, entendida como capacidade do espaço em dar valor ao inteiro sistema de oferta de produtos e exposição de marca, através das variáveis inerentes não só mais ao projeto e os novos espaços de consumo, mas as suas interferências da tecnologia, das cores e dos materiais e principalmente nos movimentos de mercado, ou seja, no Design de Consumo.

forum design de varejo rdi 2017

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Le Postiche inaugura loja conceito no Rio de Janeiro

No começo desse mês, a Le Postiche inaugurou sua primeira loja conceito no Barra Shopping, Rio de Janeiro. O projeto de retrofit que foi idealizado pela Vimer ,com foco na experiência do consumidor, trouxe mudanças através de uma nova organização dos produtos e um novo estilo da comunicação.

Via Divulgação

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O conceito foi pensado para melhorar a sinalização no ambiente na loja, facilitando o contato do consumidor com os produtos. Isso é percebido através da ausência de vitrines e da disposição da mercadoria, agora mais disponível ao consumidor. A atenção do cliente é capturada através das cores, imagens e destaques distribuídos na entrada da loja e o engajamento se dá pela conexão de uma comunicação explicativa e detalhada sobre os produtos.

Durante a experiência de compra, o cliente recebe informações sobre onde é possível encontrar determinada categoria, marca, novidade, promoção, artigos mais vendidos, dados detalhados sobre o produto, indicações de uso e até as possibilidades de combinações. A construção dessa comunicação inteligente se dá pela ambientação da loja, que trabalha tecnicamente a distribuição de materiais de comunicação entre os próprios produtos, prateleiras, topo de equipamentos e pontos focais elaborados.

Via Divulgação

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Mc Donald’s inaugura loja conceito digital em São Paulo

No dia 27 de julho, a marca de fast-food, McDonald’s, inaugurou sua primeira loja conceito no Brasil. A loja modelo escolhida fica na rua Henrique Schaumann, em Pinheiros, e funciona 24 horas, com os novos atrativos tecnológicos e nova identidade visual.

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Via G1

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Via SOS Solteiros

Seguindo o design assinado pelo arquiteto francês Patrick Norguet, a nova ambientação do espaço segue o conceito “No Deco”, que utiliza tons pasteis e neutros para dar ao restaurante sensações de amplitude e leveza. As áreas comportadas por essa unidade, uma das maiores da rede no Brasil, conta ainda com o McCafé e o Espaço Kids, que ganharam divisórias de vidro definindo suas funções. O novo restaurante também tem duas pistas para atender simultaneamente dois carros no drive-thru, seguindo o padrão das lojas da marca no exterior.

Na loja, os clientes encontram: totens de autoatendimento onde é possível fazer o pedido e personalizar a refeição sem pegar filas, uma Interactive Wall onde é possível “jogar” nas paredes através de projeções com realidade aumentada, uma “Magic Table” mesa com atividades interativas que utiliza a tecnologia touch para que os clientes interajam com as ações projetadas, um Menu Board Digital que permite maior interatividade e exposição dos produtos disponíveis no restaurante, além de tablets e carregadores de celular e um wi-fi gratuito de alta velocidade.

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Via SOS Solteiros

Segundo o vice-presidente de marketing da rede no Brasil, Roberto Gnypek, a quantidade de funcionários na loja não será alterada por conta das novas tecnologias, pois a nova estrutura vai precisar dos funcionários tanto quanto antes, já que farão consultoria aos clientes sobre os produtos oferecidos ou até mesmo para auxiliá-los quanto ao manejo das máquinas. Nos próximos três anos, a empresa busca implementar aos poucos os novos aparatos nas demais 903 unidades da rede no País. A unidade da Rua Henrique Schaumann funcionará como teste e nela, o McDonald’s estudará as falhas e melhorias do novo conceito para aplicar no restante do Brasil.

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Via InfoMoney

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Prêmio RDI+ABF e Feira ABF Franchising Expo 2017

A ABF Franchising Expo de 2017, que aconteceu em junho passado, focou na capacitação de empresas e empreendedores. Segundo Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o tema surgiu da ideia de ajudar franqueados e franqueadores a entender os diversos tipos de negócios. Segundo dados da associação, no primeiro trimestre de 2017, o setor de franquias teve alta de 9,4% – maior que os 7,6% registrados no mesmo período em 2016. Segundo especialistas e empreendedores, o fato pode ser explicado pelas dificuldades recentes na economia do Brasil e pelo aumento do desemprego. O franqueador tem que estar aberto a passar todas as informações que o franqueado necessitar para a implantação e o sucesso do negócio.

O uso do design como ferramenta estratégica nas franquias é cada vez mais importante para se obter os resultados desejados como retorno de ROI, geração de tráfego e experiência de compra diferenciada aos clientes, além de outros.

O RDI Brasil, parceiro da ABF, participou do julgamento e da premiação dos melhores stands durante a ABF Franchising Expo. Esse ano, os vencedores foram:

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Outer_RDIBrasilA marca surgiu em 2004 no Rio de Janeiro. Buscando um segmento diferente, a Outer investe em um estilo rústico-fino e busca viver a experiência do urban outdoor. Os sapatos seguem um equilíbrio entre o dia a dia dinâmico do asfalto e o contato com o verde.

O stand na feira foi desenhado pela Kube Arquitetura e tem 40m². Seguindo o  conceito de “Jardim Urbano” presente em cada uma das 32 lojas da Outer no país, o stand teve um projeto impactante, sustentável, quase 100% reciclável e funcional para a feira deste ano. Mais de 100 caixas de papelão empilhadas e uma estrutura em metalon formam o espaço.

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Piticas (prêmio médio stand)

A primeira loja da marca foi fundada em 2008 pelos irmãos Felipe e Vinicius Rossetti. Visando um segmento de mercado que não tinha muito investimento no Brasil, os irmãos focaram na produção de camisas de heróis e de humor.

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Atitude Point (prêmio grandes stands)

A marca foi fundada em 2011, quando percebeu a oportunidade de seguir sua própria trajetória no segmento de varejo de óculos de sol e armações. Com a grande prospecção de clientes, expandiu seus negócios por meio de franquias em formato de quiosques situados, normalmente, dentro de shoppings.

O stand na feira foi executado pela MB Engenharia.

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Água de Cheiro (prêmio inovação)

No mercado desde 1976, a marca, hoje, é considerada uma das maiores no segmento de perfumaria no Brasil. Desde 2013, a Água de Cheiro distribui perfumes de outras marcas, tanto internacional como nacionais.

O stand ganhou o prêmio de inovação pela experiência de realidade virtual, proporcionada por óculos 3D.

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Mais uma vez, o RDI Brasil apoia o prêmio ABF + RDI Design, que premia a cultura do design ligada às estratégias de negócios e sua relação com o cliente final. Assim, queremos reforçar a participação de arquitetos e através de seus clientes franqueadores, na edição 2017 do prêmio, cujas inscrições se encerram dia 11/08.

A premiação será durante a Convenção da ABF, a partir de 26/10 na Ilha Comandatuba, Bahia. Acessem os detalhes:

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Amaro e sua primeira Guide Shop de rua

A Amaro é conhecida por ser uma das marcas de vestuário feminino de maior sucesso em e-commerce do território nacional. Desde a sua criação em 2012, a marca opera com um sistema omnichannel, com integração total de seus canais on e offline.

Em suas Guide Shops, nome de seus quiosques e lojas físicas, presentes em shoppings e na rua, o cliente descobre a coleção, experimenta as peças disponíveis, tem toda a consultoria de estilo dos vendedores e compra os produtos escolhidos pelo site da marca, através de computadores e tablets que ficam disponíveis dentro da loja. Depois disso, recebe o produto em casa, dispensando sacolas e filas.

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Via Divulgação – Amaro Oscar Freire

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Via Divulgação – Amaro Oscar Freire

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Via Divulgação – Amaro Oscar Freire

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Via Divulgação – Amaro Oscar Freire

A primeira Guide Shop de rua da Amaro, inaugurada em junho desse ano, fica na Rua Oscar Freire, em São Paulo. Com 150m², o projeto foi desenhado pelo arquiteto Roberto Kubota. O projeto faz uma homenagem às cores e formas da vida urbana de São Paulo, mesclando o cinza e o verde, além de trazer muita luz natural. As janelas e portas são mais amplas, tanto na fachada frontal quanto na lateral, aumentando a integração com o deck e a praça externa e deixando tudo mais iluminado. Por dentro, segue com uma proposta minimalista e elegante, com cores sóbrias e materiais orgânicos, resultando em um ambiente moderno, convidativo e cheio de personalidade. Um grande video wall  instalado no interior da loja, traz as tendências da estação e as novidades da marca.

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ENTREVISTA COM O ASSOCIADO

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Raquel Kabbani é arquiteta formada pela Universidade Mackenzie. Trabalhou junto ao arquiteto João Armentano por mais de 10 anos, sendo responsável pela criação arquitetônica de residências de altíssimo padrão, que foram contempladas com os prêmios DECA e Casa Vogue, Desenvolveu também projetos comerciais de arquitetura e de interiores no Hotel Unique de Ruy Ohtake e no Sofitel Jequitimar Guarujá. A entrada no mundo fitness foi um mero acaso e, a partir daí, tornou-se referência nesse mercado, com assinatura de 20 unidades da Bioritmo, 100 da Smartfits e 16 da Bluefit, outros tantos estúdios, academias boutiques e academias low-costs (baixo custo) pelo Brasil. É também especialista em projetos corporativos como a nova sede (“casa 2″) da clínica multidisciplinar de emagrecimento Dr. Máximo Ravenna e IT Universe, consultórios médicos, escritórios de advocacia e corretoras de valores. Como arquiteta de varejo, assinou alguns projetos como redes de escolas de inglês Yázigi, Wizard, Wall Street English e lojas como a Charada Conceito, além de fazer coordenação de obras e acompanhamento técnico.

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BlueFit via Raquel Kabbani Arquitetura

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Smart Fit via Raquel Kabbani Arquitetura

1- Qual foi a sua inspiração para a criação desses projetos de academias?

Na RIDE STATE, estúdio de spinning (ou indoor bike) + o estúdio funcional (HIIT), a inspiração foi buscar um pouco do estilo urbano de Nova Iorque, com um ar rústico, blocos aparentes e inspirações em galpões mais distantes do centro urbano, bem característicos e cênicos. O projeto tem um grande foco na iluminação, desde a entrada e o primeiro corredor de acesso, até as salas de aula protagonistas.

Para a BlueFit, por se tratar de uma academia que teria uma forte expansão no mercado brasileiro, pensou-se em materiais de baixo custo e fácil replicação. A ideia foi que o cliente, desde o momento da matrícula, se convertesse em um assíduo fã e difusor da marca junto a seus amigos, enaltecendo o novo espaço por ele frequentado.

Na Smart Fit, fez-se a criação conceitual desde o começo da marca, pensando efetivamente em se ter um produto de alcance a todas as classes sociais, no território nacional e América Latina, que fosse replicável, alegre, energético, com layout inteligente, boa circulação e chamativo, mas sem exageros.

2- Quais foram os materiais utilizados na academia RIDE STATE?

Na academia RIDE STATE, utilizamos fortemente a estrutura metálica com a presença do aço cortem. Os blocos aparentes deram um quê de “fancy underground” juntamente com a madeira pinus (madeira de reflorestamento). O projeto luminotécnico foi muito bem elaborado criando um conceito único com um custo inteligente. A marcenaria foi cuidadosamente projetada para se encaixar em um espaço que atendesse as limitações do terreno.

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Ride State via Raquela Kabbani Arquitetura

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Smart Fit via Raquela Kabbani Arquitetura

3- Qual foi o maior desafio em todos esses projetos?
Na Ride State, tivemos que alterar todo o projeto executivo quando optaram pela inserção do estúdio 2 de aulas funcionais circuitadas em HIIT (High Intensity Interval Training). O estúdio havia sido projetado para uma sala de spinning e ganhou outra dimensão, um novo andar, uma vez que o antigo sobrado havia sido 90% demolido para uma estrutura diferente.

4- Teve algum pedido especial feito pelos seus clientes para esses projetos?
Na Ride State, como mencionamos, tivemos o acréscimo do estúdio HIIT, todo um andar a mais, que acabou gerando mais vestiários, sala da gerência, iluminação, clara-boia iluminando a escadaria, etc. Foi feita toda uma reengenharia no projeto, planilha, custos e cronogramas de obra.

Já na BlueFit, foi atingindo o objetivo principal pedido pelo cliente de ser um projeto “low-cost” (baixo custo) sem perder a qualidade e estética, com uma obra civil com o mínimo impacto possível sob o conceito do projeto.

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Bio Ritmo via Raquel Kabbani Arquitetura

5- Quais foram os conceitos de projeto em geral aplicados nessas academias ?
Buscamos sempre materiais com custo baixo e alta durabilidade. Esta é sempre uma solução de fácil replicação para franquias ou redes com potencial de expansão. Trabalhamos a logomarca de forma integrada, tanto na fachada quanto no interior do espaço. Amamos a “logomania”, que é a aplicação das variações da logomarca, onde podemos trabalhar com todas as cores do conceito da marca. Sempre há um zelo especial com relação ao projeto luminotécnico e audiovisual como um todo, desde a recepção até as salas de aula. O segredo nos projetos é aplicar sempre ao menos algum conceito que se tornará padrão, mesmo junto aos vestiários.

6- O que esses projetos significaram para a empresa/você?
O design de interiores e o projeto arquitetônico de edificação da Ride State representa uma satisfação incrível pessoal, pois está dentro daquilo que eu e minha equipe idealizamos como conceito. Temos um time ótimo de (já) antigos colaboradores que podemos contar sempre, desde a idealização do projeto, passando pela escolha dos materiais até construção e implantação, e principalmente na iluminação e marcenaria.

A Smart Fit foi a primeira marca de academias que fizemos e já sabíamos, desde o começo, que estávamos tratando do maior fenômeno fitness do Brasil e da América Latina. Entre projeto, implantação e coordenação de obras, foram aproximadamente 100 academias, dentro e fora do País.

Na Bioritmo, tive a honra de me tornar a arquiteta titular do novo projeto, depois de 12 anos desde que redesenhamos a primeira loja Shopping Pátio Higienópolis, colaborando posteriormente na criação de 20 unidades da rede. Assim, na proposta de mudança de design com relação ao antigo conceito que a academia possuía, tenho a convicção de que a academia atingiu seus objetivos e públicos-alvo, sendo desde então, uma das principais referências em academias “class A” do país.

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Ride State via Raquel Kabbani Arquitetura

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BlueFit via Raquel Kabbani Arquitetura

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