O Retail Design Institute

Quem Somos

O Retail Design Institute

O Retail Design Institute é uma associação internacional, fundada nos Estados Unidos, que congrega profissionais ligados à criação e projeto de imagens para o varejo. Entre os seus associados se incluem arquitetos, designers de interiores, visual merchandisers, vitrinistas e designer gráficos, realmente comprometidos com o segmento, além de destacados representantes do trade.

Em 2008, doze pessoas representando os mais renomados escritórios de São Paulo, decidiram trazer a entidade para o Brasil, e na presença do então Presidente Internacional, Andrew McQuilkin, fundaram aqui a primeira sub-sede do RDI na América Latina.

Os nossos objetivos

Entre os principais objetivos do RDI incluímos:

    • Desenvolver e educar o mercado, divulgando o valor da atmosfera e ambientação da loja e a importância da contratação de profissionais especializados.
    • Fomentar a aproximação da nossa classe e o alinhamento das nossas condutas e práticas.
    • Criar e divulgar um código de ética profissional.
    • Aproximar-se de escolas e faculdades, divulgando as nossas atividades e os nossos valores, e procurando despertar o interesse pelo nosso segmento.
    • Promover concursos e premiações entre estudantes, associações profissionais e órgãos de classe.
    • Representar a categoria junto a outras entidades e associações.
    • Promover os seus associados, parceiros e patrocinadores junto ao mercado nacional e internacional.
Nossas realizações

Nestes poucos anos o RDI já angariou a simpatia e o respeito de entidades e associações chave no nosso segmento, firmando-se como parceiro preferencial e até mesmo como mentor de grupos relacionados com as nossas atividades. A Panamericana Escola de Arte e Design, a Associação Brasileira de Designers de Interiores o instituto FIA PROVAR, ligado a Universidade de São Paulo, são exemplos de instituições que reconhecem e apóiam o RDI.

Temos na Associação Brasileira de Franchising um parceiro preferencial. Criamos um programa de treinamento para associados da ABF, instituímos o Premio de Design no seu calendário, participamos de seus principais eventos, mantemos um stand na sua feira mais importante e freqüentamos a sua convenção, onde mantemos um lounge. Estas ações garantem uma grande projeção para o RDI e seus associados, permitindo que os nossos membros se aproximem e interajam com os líderes deste importante segmento.

A aproximação que se iniciou no Brasil se tornou tão forte que hoje temos a honra e o prazer de ter a Associação Brasileira de Franchising como apoiador institucional do Retail Design Institute a nível internacional.

Outro evento que nos tem trazido muita satisfação é uma ação que envolve RDI, ABF e a EPA. Convidamos os alunos da escola e o público em geral para assistir a uma exposição dos projetos premiados no concurso RDI /ABF de design e aproveitamos, para brifar os alunos sobre o trabalho curricular de projeto de varejo que instituímos com a EPA. O resultado dos trabalhos tem sido espetacular.

Também já faz parte do nosso calendário, por estar na sua terceira edição, a apresentação dos projetos que se destacaram na Premiação Internacional do RDI, ocasião em que trazemos para uma mesa redonda o presidente internacional da nossa instituição.

Através das nossas conexões internacionais temos ainda oportunidade de nos integrarmos a ações e eventos de outras sedes e de gerar contactos e leads para todos os nossos sócios e parceiros.

Translate »