• White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone LinkedIn

© Copyright 2020 Retail Design Institute Brasil ™ 

INSTITUTO BRASILEIRO DE DESIGN PARA VAREJO

Rua São Tomé, nº. 119, Conjunto 121, Bairro Vila Olímpia
Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo

CNPJ/MF 09.666.353/0001-08

3ª edição do Prêmio Retail Design Innovation recebe inscrições até 31 de julho

Atualizado: 16 de Set de 2019



Iniciativa faz parte da programação do LATAM Retail Show. Premiação reconhece projetos que se destacam pelo ineditismo no design nos pontos de venda e serviços, resultando em ambientes criativos, inovadores, capazes de reproduzir de maneira efetiva, atrativa e encantadora as suas propostas de negócios


A experiência de compra passa pelo crivo e trabalho duro de profissionais que transformam o varejo de forma encantadora, atraente e envolvente. Uma das grandes plataformas de reconhecimento e divulgação de projetos inovadores acontece no Prêmio Retail Design Innovation, que chega a sua terceira edição em 2019. As inscrições estão abertas até o próximo dia 31 de julho, através do link: http://bit.ly/2NgKlya. O prêmio faz parte da programação do LATAM Retail Show, considerado o mais completo evento de varejo e consumo da América Latina.


Organizado pela GS&MD, coordenado pelo RDI e pela ABIESV, o Retail Design Innovation tem como princípio, eleger os projetos de forma transparente e criteriosa, com o objetivo de reconhecer e divulgar projetos que se destacam pelo ineditismo no design nos pontos de vendas e serviços, resultando em ambientes criativos, inovadores, com inteligência de negócio e multiplicador de resultados. A inscrição poderá ser realizada por profissionais autônomos, escritórios, empresas varejistas e fabricantes que possuam espaços de venda físicos.

O Retail Design Innovation reconhecerá seis categorias: Modelo de Negócio, Ambientação e Experiência do Consumidor, Tecnologia e Integração Digital, Design Gráfico e Comunicação Visual, Visual Merchandising e Ação Promocional no PDV, além da premiação especial, o Fator UAU. Os projetos inscritos devem ter sido implementados ou colocados em operação e distribuição comercial no Brasil e/ou no exterior, no período de agosto/2018 a julho/2019. As iniciativas serão avaliadas por uma banca julgadora formada pelos principais interlocutores do setor, além de profissionais com know how e expertise de altíssimo nível. Os vencedores serão conhecidos no dia 29 de agosto, durante o LATAM Retail Show, na Arena Mercado & Consumo.


“A premiação visa enaltecer o papel do design no varejo. Enxergamos essa ação como uma forma de mostrar novas formas de se fazer design de varejo aos empresários e profissionais do setor. Buscamos projetos que agreguem aspectos como sustentabilidade e tecnologia. Este ano iniciamos a premiação com os troféus com as cores do Pantone do ano, no caso de 2019 o Living Coral 16-1546. Essa é uma forma para que os designers desejem ainda mais o troféu”, destaca Anelise Campoi, presidente do Retail Design Institute.


Conheça as categorias:


Modelo de Negócios

O projeto será avaliado levando-se em consideração a sua capacidade de materializar um conceito inovador de negócio, contribuindo para o seu sucesso de forma relevante, em sintonia com a proposta de valor da marca.

A capacidade de arquitetura, interiores, design gráfico, visual merchandising e tecnologia aplicada agirem de forma sinérgica e coordenada a serviço de uma estratégia inovadora de apresentação de produtos ou serviços para o público consumidor.


Ambientação e experiência do consumidor

Valoriza-se a criatividade empregada na aplicação de cores, materiais, revestimentos, formas e imagens, bem como a circulação, integração de serviços e amenidades para criar uma experiência envolvente e única. O resultado deve ser capaz de atrair a atenção, encantar, educar e inspirar o consumidor, levando-o a aderir aos valores da marca e colaborando para que ele possa apreciar plenamente os seus produtos. A avaliação irá privilegiar a utilização da iluminação e de outros recursos sensoriais para envolver o público e provocar sensações.


Tecnologia e Integração Digital

O projeto será avaliado pela forma inovadora, amigável e assertiva de integração de soluções tecnológicas e digitais ao design do ponto de venda. Esse esforço deve ser orientado não apenas para trazer modernidade, mas principalmente para colaborar nos processos, como na gestão pelo acesso a informações complementares, exploração do canal digital, viabilização de exposição de cauda longa, reconfiguração das operações de caixa e forma de pagamento. A avaliação irá privilegiar a utilização da tecnologia como ferramenta para qualificar a experiência do consumidor, ampliar performance da equipe de vendas e melhorar o resultado comercial da rede.


Design Gráfico e Comunicação Visual

A categoria avaliará a capacidade de integração de design gráfico e comunicação visual como responsáveis pelo processo de transformação da loja numa plataforma de comunicação e dialogo com o consumidor. Vão ser julgados o poder das imagens utilizadas como forma de orientação do público, apoio narrativo, tematização, encantamento, indicação do posicionamento, pegada comercial, fator competitivo, relevância dos valores da marca, dentre outros aspectos.


Visual Merchandising

A avaliação tomará como base o ineditismo e a efetividade de formas e sistemas de exposição de produtos, tanto pelo lado estético e formal, quanto pela lente de produtividade. Soluções que agregarem surpresa e encantamento, a acessibilidade, ergonomia, segurança, praticidade e outros aspectos operacionais serão muito valorizados.


Ação Promocional no PDV

É o espaço para julgamento de vitrines e ou campanhas promocionais. A avaliação também irá valorizar soluções pelo seu ineditismo, beleza e capacidade de produção de mais e melhores vendas. Os projetos devem ser capazes de, revelando valores e diferenciais competitivos das marcas, provocar excitação, atrair o público e traduzir-se em benefícios reais para os lojistas.


FATOR UAU

Essa categoria representa o reconhecimento pelo júri do projeto mais inovador e impactante entre todos os inscritos.

O LATAM Retail Show chega à sua 5ª edição com uma série de atrações e conteúdos inéditos, distribuídos em três dias de Congresso, além da Expo, que este ano será organizada pela NürnbergMesse Brasil. O evento acontece de 27 a 29 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo, e contará com diversas atrações, como a Arena Mercado & Consumo, a competição Start Me Up, o Mega Fórum e muito mais. Outro destaque desta edição será a Retail Real Estate Expo, maior feira dedicada a pontos comerciais, shopping centers e expansões varejistas da América Latina.

O evento tem patrocínio da BORNLOGIC, CREDSYSTEM, DATAROBOT, ESTÚDIO JACARANDÁ, IBM, MERCI, POSIGRAF, SENFF e STIBO SYSTEMS. SYMPLA é um dos parceiros. O portal E-commerce Brasil e Mercado & Consumo são os mídia partners.


Confira a agenda completa no site www.latamretailshow.com.br.

SERVIÇO - 5º LATAM RETAIL SHOW

Data: 27 a 29 de agosto

Horário: 10h às 19h

Local: Expo Center Norte

Website: www.latamretailshow.com.br

Linkedin: www.linkedin.com/company/gouvea-de-souza

Facebook: www.facebook.com/GsmdGouvea


GRUPO GS& GOUVÊA DE SOUZA

Desde 1989, o Grupo GS& Gouvêa de Souza contribui para a expansão e a transformação do mercado nacional e internacional, com uma plataforma estratégica formada por um virtuoso ecossistema de negócios, que tem como principal objetivo aplicar, desenvolver, inovar, analisar e agregar valor a setores ligados ao varejo, consumo, e-commerce, franchising, shopping center e foodservice, por meio de produtos e serviços que só pode oferecer quem tem dirigentes, executivos e profissionais especializados no assunto.


GS&MD RELACIONAMENTO E CONTEÚDO

Empresa do Grupo GS& Gouvêa de Souza responsável pelas plataformas de geração de negócios, relacionamento, conteúdo e conhecimento de alto nível para ajudar empresas de todos os segmentos a desenvolver as melhores estratégias de atuação no mercado de varejo e consumo. Com eventos exclusivos, como o Latam Retail Show, além de study tours nos mercados mais inovadores do Brasil, Estados Unidos e Europa e programas de imersão rumo aos mais importantes eventos do setor, como NRF Retail´s Big Show, Euroshop, NRA Show e Web Summit, entre outros, para trazer insights, tendências e conhecimentos práticos que contribuem para a expansão e o amadurecimento das principais empresas do país e, consequentemente, do mercado varejista brasileiro.


NÜRNBERGMESSE BRASIL

Responsável por promover os mais importantes encontros de fornecedores, distribuidores e revendedores do país em suas feiras de negócios, a NürnbergMesse Brasil é uma subsidiária do Grupo NürnbergMesse e uma das maiores empresas internacionais organizadoras de eventos e exposições no Brasil. A companhia movimenta diversos segmentos da economia nacional, com alto nível de profissionalismo e competência. Os principais eventos são Analitica Latin America, Bike Brasil, BIOFACH AMERICA LATINA, FCE Cosmetique, FCE Pharma, Glass South America, it-sa Brasil, PET South America, R+T South America e Veículo Elétrico Latino-Americano.


INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA - GRUPO GS& GOUVÊA DE SOUZA

Erica Valério - erica.valerio@gsmd.com.br (55 11 3405-6663)

Renata Roitman - renata.roitman@gsmd.com.br (55 11 3405-6612)

Aurimar Monteiro - aurimar.monteiro@gsmd.com.br (55 11 3405-6663)


INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA - NÜRNBERGMESSE BRASIL

Deborah Carvalhal - Deborah.carvalhal@nm-brasil.com.br (55 11 3205-5010)

Caroline Pasternack - caroline.pasternack@nm-brasil.com.br (55 11 3205.5039)


18 visualizações